Tribunal arbitral condena BSG Resources a pagar US$ 1,246 bi à Vale

"A Vale pretende tomar todas as medidas legalmente cabíveis para execução dessa decisão arbitral. Entretanto, não há quaisquer garantias quanto ao prazo e ao valor do recebimento", afirma a mineradora

Estadão Conteúdo

(Divulgação)

Publicidade

São Paulo, 09/04/2019 – A Vale informa que, em 5 de abril de 2019, foi notificada da decisão proferida por um tribunal arbitral em Londres condenando a BSG Resources Limited a pagar à Vale o valor de US$ 1,246 bilhão, mais juros e despesas, por fraude e violações de garantia pela BSGR, ao induzir a Vale a constituir uma joint venture para exploração da concessão de mina de minério de ferro na região de Simandou na República da Guiné.

Em fato relevante enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a mineradora lembra que em 2014, a República da Guiné revogou essa concessão com base em evidências de que a BSGR a teria obtido através de atos de corrupção envolvendo autoridades da República da Guiné, tendo concluído também que a Vale não participou de forma alguma nesses atos de corrupção.

“A Vale pretende tomar todas as medidas legalmente cabíveis para execução dessa decisão arbitral. Entretanto, não há quaisquer garantias quanto ao prazo e ao valor do recebimento”, afirma a mineradora.