Em vale

Governo quer derrubar diretoria da Vale com apoio do conselho, diz jornal

Mourão disse não saber se o gabinete de crise pode derrubar os executivos  

vale minério ferro
(divulgação)

SÃO PAULO – Após o desastre de Brumadinho, o governo federal busca formas de derrubar a diretoria da Vale. Segundo a Folha de São Paulo, a avaliação é que há aliados suficientes no conselho de administração da mineradora para que a destituição dos executivos seja aprovada.

Na segunda-feira (28), o presidente interino Hamilton Mourão disse que o gabinete composto para debater o desastre cogitava pedir a saída de diretores. Até então, ele não sabia se havia possibilidade de isso ser feito de fato.

Ainda conforme a Folha, o Banco do Brasil lidera o movimento de busca por derrubada dos executivos da Vale junto com funcionários da empresa.

Têm cadeiras no conselho os fundos de pensão Previ e Petros, além do BNDESPar – todos aliados do governo. Com maioria simples, já é possível convocar assembleia para discutir o afastamento dos diretores.

Para conseguir destituir a diretoria, porém, seria preciso 75% dos votos dos 7 membros ativos. O governo precisaria, portanto, de mais um aliado – a Bradespar, de acordo com o jornal.

Na segunda-feira, a Vale desautorizou a fala de um de seus advogados, Sergio Bermudes, que havia dito que a diretoria “não se afastará em hipótese alguma”.

"A Vale não reconhece as declarações feitas à mídia pelo advogado Sergio Bermudes e afirma que seu mandato não o autoriza a dar quaisquer declarações sobre a Vale, seja em nome da empresa, seja para expressar a sua opinião pessoal sobre o tema do rompimento da barragem em Brumadinho (MG)”, disse a empresa, em nota.

“A Vale volta a ressaltar, de forma enfática, que permanecerá contribuindo com todas as investigações para a apuração dos fatos e que esse é o foco da sua diretoria, juntamente com o apoio incondicional às famílias atingidas. A Vale reitera o compromisso de reparação total dos impactos decorrentes do rompimento”.

Invista melhor seu dinheiro. Abra uma conta gratuita na XP. 

 

Contato