Em vale

Fitch rebaixa rating da Vale para BBB- após tragédia de Brumadinho

A agência afirma que a decisão reflete a expectativa de que a empresa vá sofrer pesados custos de reparação após a tragédia

Fitch Ratings

SÃO PAULO - A agência de classificação de risco Fitch rebaixou no fim da tarde desta segunda-feira (28) o rating Vale (VALE3) de BBB+ para BBB-, colocando ainda a nota da companhia em observação negativa, indicando um possível novo corte.

Em nota, a agência afirma que a decisão reflete a expectativa de que a empresa vá sofrer pesados custos de reparação após a tragédia. A Fitch ainda considera que as multas deverão ser "substanciais", principalmente por se tratar do segundo caso em cerca de três anos, lembrando da tragédia de Mariana.

A Fitch ainda destacou que deverá ocorrer uma redução de produção da Vale no curto e médio prazos, além da expectativa de que a companhia arque com mais custos para garantir a segurança de suas outras barragens.

Segundo a agência de rating, o acesso da Vale a financiamentos também deverá ser prejudicado devido a preocupações de ESG (ambientais, sociais e de governança, na sigla em inglês), bem como questões sobre a estabilidade de suas operações.

No sábado, a Standard & Poor's já havia colocado o rating da Vale em observação negativa, alertando que também pode cortar sua nota, atualmente em BBB-, em diversos degraus a depender de multas e da possível perda da licença de operação na área afetada.

 

Contato