Barragens da Vale rompem em Brumadinho (MG); ADRs despencam 8%

Corpo de bombeiros fala em 200 desaparecidos; cidadãos de Brumadinho em estado de alerta

Paula Zogbi

Publicidade

SÃO PAULO – Três barragens da Vale na Mina do Feijão, em Brumadinho (MG), sofreram rompimento na tarde desta sexta-feira (25). Até o momento, o governo do Estado confirma 7 mortos e cerca de 150 desaparecidos.

Minutos após a divulgação da notícia, por volta das 13h30 (horário de Brasília), os ADRs (American Depositary Receipts) da Vale negociados na NYSE, que estavam subindo cerca de 3% na primeira hora do pregão, zeraram os  ganhos. Eles chegaram a bater -13% por volta das 14h50, e fecharam o pregão com queda de 8,34%, a US$ 13,65.

Segundo a Vale, 427 funcionários da empresa estavam no local atingido. Destes, 279 já teriam sido resgatados vivos, enquanto cerca de 150 continuam desaparecidos. O complexo de Paraopebas, onde ocorreu o rompimento, seria responsável por cerca de 7% da produção total de minério de ferro do grupo.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

“A Vale acionou o Corpo de Bombeiros e ativou o seu Plano de Atendimento a Emergências para Barragens”, disse a empresa. “A prioridade total da Vale, neste momento, é preservar e proteger a vida de empregados e de integrantes da comunidade”.

Leia também:
– Como a Vale pode mexer com o Ibovespa a partir de segunda-feira
– Os 5 motivos de pressão para as ações da Vale após a tragédia em Brumadinho

Em seu Twitter, o presidente Jair Bolsonaro disse lamentar o ocorrido. “Determinei o deslocamento dos Ministros do Desenvolvimento Regional e Minas e Energia, bem como nosso Secretário Nacional de Defesa Civil para a região”, escreveu. Segundo ele, a maior preocupação agora é “atender eventuais vítimas desta grave tragédia”.

Continua depois da publicidade

Moradores da parte mais baixa da cidade, na região metropolitana de Belo Horizonte, serão retirados de suas casas, segundo a Defesa Civil. O perfil da Prefeitura de Brumadinho no Instagram solicitou que a população mantenha distância do leito do Rio Paraopeba.

O museu a céu aberto Inhotim, que também fica na cidade, informou ao G1 que está retirando funcionários e visitantes de suas dependências por precaução.

Em vídeo, um transeunte diz que o rompimento “acabou com tudo, restaurantes, não tem nada mais”. Confira:

*Com Bloomberg

Invista melhor seu dinheiro. Abra uma conta na XP. 

Paula Zogbi

Analista de conteúdo da Rico Investimentos, ex-editora de finanças do InfoMoney