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Organização no trabalho: envolva sua equipe nesta idéia!

Prática ajuda a realizar objetivos dos dois lados: produtividade para a empresa e qualidade de vida para o funcionário

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SÃO PAULO - Empresários cobram mais resultados de produtividade de seus funcionários, enquanto os profissionais procuram melhorar sua qualidade de vida.

A situação é bastante comum no cenário corporativo, mas a pergunta é: como alcançar as duas metas? Pois bem, a resposta pode estar na organização laboral.

Mudança de comportamento
A organização pode ser o veículo que conduz a empresa à maior produtividade. Já os funcionários, com metas mais claras, infra-estrutura melhor composta, esquema de trabalho definido, entre outros benefícios conquistados, podem enfim realizar o sonho de dedicar tempo e energia à própria vida.

Com a realização alcançada por ambas as forças, o resultado tende a ser o melhor possível: equipe motivada e trabalho eficiente.

Entretanto, atingir este objetivo não é fácil. Organizar uma empresa exige muito envolvimento e mudança de comportamento de todo o grupo envolvido no objetivo.

Passo a passo
Pensando nisso, o consultor Ivo Corradi Abreu estabelece um método que pode ajudar bastante neste processo, composto por cinco regras. O passo a passo, chamado "Faça Já", foi apresentado no CRA-SP (Conselho Regional de Administração). Confira na tabela abaixo:

Regras Como fazer
Faça Já! Analise as tarefas e defina a prioridade. Se forem simples, faça-as na hora (urgentes ou não). A procrastinação pode levá-lo ao acúmulo de tarefas, prejudicando o trabalho da equipe
Agende já! Agende imediatamente o que não conseguir realizar na hora. Trata-se de uma espécie de planejamento, que deve ser conduzido respeitando-se as prioridades
Delegue já! Se você não puder fazer na hora ou agendar, delegue! Esta medida acaba com 90% do trabalho urgente
Arquive já! Documentos que não estão sendo utilizados devem ser arquivados imediatamente. Não há organização que resista à falta desse item.
Descarte já! Se a tarefa não tem nada a ver com você, não perca tempo com ela. Encaminhe para o funcionário ou departamento encarregado pela atividade.
Benefícios
O consultor destaca os benefícios que o plano proporciona:
  • identificação antecipada da informação e recursos necessários para o desenvolvimento do projeto;
  • mais clareza;
  • melhoria da comunicação entre os envolvidos
  • mecanismo de monitoramento contínuo e imediato para tarefas designadas ou delegadas;
  • facilidade no treinamento, no caso de novas atribuições
  • coordenação mais efetiva.

 

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