Em ultimas-noticias

Você é contra ou a favor da hierarquia dentro da empresa?

Para alguns, hierarquia significa abuso de poder, para outros, significa organização; e para você, o que ela representa?

v class="show-for-large id-0 cm-clear float-left cm-mg-40-r cm-mg-20-b" data-show="desktop" data-widgetid="0" style="">
SÃO PAULO - Quem já trabalhou, ou trabalha, em uma empresa sabe que a hierarquia está sempre presente, facilitando ou dificultando o processo. Porém, bem ou mal, este é um aspecto que deve ser respeitado ou, até mesmo, "driblado" para uma boa convivência.

Quando a hierarquia facilita?
Uma estrutura empresarial organizada, tanto em estabelecimentos de pequeno ou grande porte, é sempre positiva. As funções de cada colaborador devem ser definidas com clareza, assim como a hierarquia dentro do grupo.

Sendo bem administrada, a hierarquia dará, ao funcionário, a segurança de saber a quem recorrer, tanto nos casos de dúvidas, quanto na prestação de contas de seu trabalho. Já para o empresário é fundamental saber quem é o responsável por determinado processo, acompanhando a atividade desenvolvida e sugerindo melhorias.

Imposição de poder não agrada ninguém
Entretanto, deve-se deixar claro que a hierarquia é um processo que deve ser conquistado, e não imposto. Ou seja: quem sonha com um cargo de chefia deve tentar conter o ego quando sua promoção chegar, e lembrar que está apenas entre dois níveis: lidera alguém, mas também é liderado.

Já o empresário não deve fazer da promoção um instrumento de poder, para pressionar os supervisores da empresa. Isso porque nem sempre a pressão é produtiva.

A hierarquia, planejada por meio de um organograma, deve ser respeitada e trabalhada em equipe. Para um bom resultado, todos devem estar cientes de suas posições e, principalmente, da importância que cada integrante possui nesta estrutura.

Cuidado com sua postura
Definida sua opinião, seja ela a favor ou contra, é preciso que você saiba lidar com a hierarquia em seu local de trabalho. Ou seja: o respeito entre colegas de trabalho é fundamental, em qualquer circunstância.

Esteja bastante atento às pessoas-chave da empresa onde trabalha. Tenha cuidado com o que fala e, principalmente, para quem fala. Evite expor demais suas idéias e opiniões. Afinal, por mais agradável que possa parecer o seu local de trabalho, trata-se de uma empresa e deve sempre ser encarada como tal!

 

Contato