Em ultimas-noticias

Foi promovido a um cargo de chefia? Tome cuidado com sua postura

Embora seja o ideal de muitos, liderar uma equipe não é fácil. Para quem inicia nesta função, aqui vão algumas dicas

SÃO PAULO - Você sempre sonhou em liderar uma equipe, e a oportunidade finalmente chegou. Mas será que está realmente pronto para encarar este desafio?

Em primeiro lugar, você deve ter em mente que não é melhor do que ninguém. Tudo bem, a promoção lhe fez sentir muito orgulho de si mesmo, mas tenha cuidado para não parecer convencido demais.

Um bom segredo é lembrar que nem só de poder vive um líder. Ao contrário, saiba que a cobrança será ainda maior com relação ao seu papel na empresa, já que agora você responde não só pelo seu trabalho, como também pelo rendimento de toda a equipe.

Menos ordem, mais ação
Quando sua equipe vai bem, significa que seu trabalho tem sido bem executado. Portanto, tenha consciência do quanto deve apoiá-la no desenvolvimento das atividades, para que o desempenho seja satisfatório. Se você tem a visão de que um "chefe" apenas manda, começou pelo caminho errado.

Este tipo de líder gera apenas antipatia em seu grupo. Estabeleça metas para seus subordinados e envolva-se nelas, contribuindo, e muito, para que sejam cumpridas. Uma dica diminui suas chances de errar: coloque-se no lugar dos seus funcionários. Que tipo de chefe gostaria de ter? Quais atitudes lhe agradam e quais lhe irritam num supervisor? Pense nisso e faça uma auto-avaliação.

Manter sua equipe alinhada e motivada é seu principal desafio. Você deverá achar o ponto certo: não poderá ser crítico e autoritário demais, e muito menos ser tolerante ao extremo.

Seja humilde
Humildade nunca é demais. Tenha consciência que o sucesso de hoje pode se reverter amanhã. Neste caso, quem você supervisiona hoje pode lhe dar ordens no dia seguinte, seja na empresa atual ou em qualquer outro emprego.

Ocupar um cargo de liderança significa que você tem condições suficientes para responder pelas atividades de um grupo. E isso implica em muita responsabilidade. A pressão será maior, tanto de um lado quanto do outro: é inevitável que o seu supervisor e, em contrapartida, a sua equipe, cobrem atitude de você enquanto líder, observando-o e o fiscalizando no dia-a-dia.

Equilíbrio
Para lidar com decisões, novas atitudes e, por que não dizer, muitos problemas, você precisará se manter em equilíbrio. Afinal, as atribuições são novas e você terá que mostrar resultados. Avalie-se com freqüência, concilie interesses de seu grupo e cultive um ambiente harmonioso. Isto trará vantagens para você e para os outros.

Lembre-se: um líder é, acima de tudo, um exemplo. Se você iniciar esta nova função consciente do seu papel e da importância de suas atitudes, já terá dado um grande passo para o seu bom desempenho!

 

Contato