Em telebras

Telebras explica atraso dos resultados de 2014; veja o comunicado na íntegra

Companhia ainda não apresentou seus números referentes ao primeiro e ao segundo trimestre, e disse que pretendem apresentar os balanços até 14 de novembro

SÃO PAULO - Sem divulgar nenhum resultado em 2014, a Telebras (TELB4) enviou comunicado nesta segunda-feira (20) para justificar o ocorrido, que, basicamente, ocorreu devido à implementação de novos sistemas, lembrando também que a companhia tem uma "peculiar juventude", "sociedade de economia mista reativada há pouco mais de quatro anos".

Veja abaixo o comunicado da companhia na íntegra:

Telecomunicações Brasileiras S.A. - TELEBRAS (Telb3 – Telb4 – BM&FBOVESPA) comunica ao mercado que as compilações das informações trimestrais relativas ao primeiro e ao segundo trimestres de 2014 não foram concluídas em tempo hábil para divulgação, pelos motivos que passa a expor.

A Diretoria Executiva implementou e vem implementando rotinas visando às melhores práticas de governança corporativa, necessidade também decorrente da peculiar juventude da TELEBRAS, sociedade de economia mista reativada há pouco mais de quatro anos.

Como parte desta implementação, desenvolve-se eficaz programa de compliance, que está calcado em medidas estruturantes, organizacionais e preventivas, tais como o cumprimento estrito do Planejamento Estratégico da Companhia, o aperfeiçoamento da construção da rede da TELEBRAS e da respectiva infraestrutura de telecomunicações, a realização de mapeamento e revisão dos processos e normativos internos, aquisição e implantação de adequadas soluções de informática, implantação de ferramentas de acompanhamento das decisões e determinações tomadas pela Diretoria Executiva, ações concretas para a melhoria da eficiência operacional nas aquisições e estrita observância às recomendações dos órgãos de controle.

Dentre outras medidas, no passado recente, identificou-se a necessidade de evolução dos antigos sistemas de controles para um Sistema Integrado de Gestão Empresarial (SIGE) ou Enterprise Resource Planning (ERP). Assim, na metade de 2012, optou-se pela aquisição, por regular processo licitatório, do sistema SAP, iniciando o processo de implantação do sistema, inicialmente previsto para durar doze meses, prazo que se mostrou extremamente exíguo e insuficiente.

Como é de conhecimento público, esse tipo de sistema é altamente complexo e sua implantação passa por diversas etapas, estando a TELEBRAS ainda em processo de implantação, momento em que realiza a complementação da operação assistida, resultado das negociações havidas entre o fornecedor do sistema e a atual Diretoria Executiva.

Não obstante, impõe-se comunicar ao mercado que as atividades ordinárias da Companhia não foram afetadas, quer pela implantação do SAP, quer pela implementação das medidas estruturantes elencadas acima, ao contrário: (i) o faturamento e as receitas são crescentes; (ii) a liquidação de suas despesas correntes ocorrem normalmente; (iii) o pagamento dos fornecedores dá-se tempestivamente, na medida dos procedimentos ordinários de aceites; e (iv) as novas aquisições obedecem estritamente ao Planejamento Estratégico da Companhia.

Por fim, a TELEBRAS assegura ao mercado que envida seus melhores esforços e recursos para que a publicação das demonstrações financeiras trimestrais possa ocorrer na próxima data prevista, qual seja, 14 de novembro do corrente ano.

Brasília, em 20 de outubro de 2014.

Francisco Ziober Filho
Diretor de Relações com Investidores

 

Contato