Publicidade
Escolher a empresa certa para investir pode trazer bons retornos para o investidor. Mas escolher a empresa certa no momento certo pode trazer muito mais.
No Coffee & Stocks desta terça-feira conversamos com Cassio Bruno, da Moat Capital, que investe em ações de olho nos ciclos macroeconômicos. Os principais trechos estão abaixo.
Investment clock
Leve seu negócio para o próximo nível com os principais empreendedores do país!
Muito pouca gente fala do investment clock, ou o relógio dos investimentos, mas ele é quase um manual do que devemos ter em termos de setores em cada uma de suas fases (reflação ou retomada, boom, desaquecimento, recessão) e como entender seus principais marcadores, que são juros, inflação e crescimento.
Hoje estamos no fim do momento de retomada, possivelmente entrando na fase de boom, crescimento. É um momento no qual se começa a falar de inflação de novo, mas os juros ainda são baixos, então o mercado anda. Nesse momento o mercado abandona empresas de tecnologia que não dão dinheiro por empresas financeiras que dão crédito ou de commodities, que aproveitam melhor o momento.
Lendo o momento
Claro que na vida real nem tudo é tão linear nem tão claro. Na Moat mantemos ações de boas empresas que servem bem a cada um dos momentos dos ciclos econômicos e vamos mexendo nos pesos dessas empresas no fundo.
Continua depois da publicidade
Macro e micro
Isso não faz com que a gestão de um fundo de ações seja apenas uma grande aposta macro. É preciso analisar muito bem cada empresa também. Aqui na Moat sofremos muito com isso com Petrobras. Apesar de o momento ser positivo para commodities, sofremos com a empresa por causa de suas questões particulares. Petróleo andou, as commodities andaram, mas a Petrobras não.
E o contrário também é válido. Empresas que estão melhorando podem trazer ganhos, mesmo não estando em um momento do ciclo favorável ao seu setor. É o caso da Oi por exemplo, que melhorou muito no micro, apesar do ciclo.
Long and shorts
Na Moat aproveitamos a rotação recente do mercado de crescimento para valor lá fora, basicamente vendendo empresas de tecnologia que ainda não são lucrativas por incumbentes. Compramos Amazon e vendemos Shopify e compramos Visa e vendemos Square.
Para ouvir o papo completo, clique no play acima.