As visões (otimistas) de João Braga, da Encore, sobre o Brasil

Enquanto uns acreditam ser “balela”, o otimista gestor ganha dinheiro na bolsa brasileira

Lucas Collazo

Publicidade

Eu trabalho muito próximo das gestoras de recursos há mais de meia década e posso afirmar categoricamente: todo gestor de ações é naturalmente otimista. Não acredito que isso seja errado, é completamente consoante com sua filosofia de investimento.

Os investidores de ações acreditam que uma das melhores formas, se não for a melhor, de ter parte relevante da sua poupança investida é em participações em negócios. Ativos reais que são capazes de construir valor na linha do tempo e compor retornos expressivos em janelas longas.

De maneira geral, eles não acreditam que perseguir o “trade” seja a melhor forma de enriquecer, mas sim permanecer investido em espaços de tempo bem amplos. Dito isso, na larga maioria, eles estão “comprados” em ações – em algumas situações com um pouco mais ou menos de caixa, uma proteção ou outra –, mas o grosso do capital está investido em empresas.

Continua depois da publicidade

Porém, mesmo para o otimista incorrigível, existem momentos de maior otimismo. João Braga, fundador e analista da Encore, um dos grandes gestores de ações do país, passa exatamente por essa situação.

Convidado do último episódio do podcast Stock Pickers, ele foi enfático em dizer: “se não comprar ações agora, vou comprar quando”, questionou o gestor, após discorrer sobre a combinação de fatores no cenário que o deixam tão otimista. Dentre os pontos, o posicionamento do Brasil perante os grandes alocadores do mundo como emergente “investível”, me chamou muita atenção.

Para Braga, os investidores “estratégicos”, como as próprias empresas listadas, que estão realizando aquisições, fechamentos de capital ou recompra de ações, são sinais claros do quanto nossa bolsa está barata. O interesse do gringo, a despeito dos resgates que vimos esse ano que, para ele, são um “trocado” frente ao volume que o estrangeiro opera, é algo que ele não enxergava há anos.

Continua depois da publicidade

Todos os pontos no detalhe e as principais teses de investimento da Encore estão no bate-papo riquíssimo do último episódio do Stock Pickers. Confira aqui:

Lucas Collazo

Host e conselheiro no fundo do Stock Pickers | Especialista em alocação e fundos de investimento no InfoMoney