Sono, coração e exercícios: o que os wearables podem fazer pela sua saúde?

Fique por dentro dos lançamentos de wearables da Samsung e o que eles podem fazer pelo monitoramento da saúde

Victória Anhesini

Publicidade

Os wearables da Samsung não são exatamente novidade no mercado da tecnologia, mas quando se trata de saúde, a empresa tem procurado apostar mais no segmento. A prova disso foram alguns dos lançamentos feitos em 2024 no Galaxy Unpacked de julho: o Galaxy Ring e o Galaxy Watch7.

Ambos os aparelhos são exemplos de como a tecnologia pode ser uma aliada interessante para quem quer melhorar a qualidade de vida, assim como acompanhar os detalhes mais minuciosos da própria saúde. 

As funcionalidades de monitoramento dos wearables são avançadas e oferecem ferramentas que colaboram na melhora e na avaliação da qualidade do sono, da frequência cardiovascular e da prática de exercícios físicos. Todos esses aspectos fazem parte da ideia da Samsung de promover um estilo de vida mais saudável.

Continua depois da publicidade

“O anel e o relógio, aliados ao Samsung Health, trazem uma abordagem customizada. Eles ajudam a pessoa a monitorar sua saúde e bem-estar, mostrando resultados e evoluções de forma prática”, disse Renato Citrini, gerente sênior de produto da divisão de Mobile Experience da Samsung Brasil, ao Infomoney

Ele enxerga os dispositivos como uma oportunidade para quem está sedentário e quer um estímulo inicial para começar a praticar atividades físicas, como forma de acompanhar o cotidiano. 

Saiba mais: Quanto você gasta mensalmente com escolhas que encurtam sua vida?

Continua depois da publicidade

Dormir melhor com tecnologia avançada

Uma das principais funções, tanto do Watch7 quanto do Ring, é o monitoramento do sono.

De acordo com Citrini, saber sobre o sono é uma das partes mais importantes do cuidado da saúde, pois é a única que não temos como saber de forma consciente. Dessa forma, os wearables entram na jogada. 

Análise e pontuação de energia. Créditos: Samsung/Divulgação

O Galaxy Ring é a estrela do show quando se trata de sono. O dispositivo foi projetado para ser discreto e confortável, com sensores de última geração e algoritmos de inteligência artificial (AI) para analisar padrões de sono com precisão. “O anel pesa apenas 3 a 4 gramas e é feito de titânio”, afirma Citrini.

Continua depois da publicidade

“Ele é muito mais confortável para o monitoramento do sono, mas também para informar outros dados vitais sobre o corpo.”

A Samsung possui uma variedade de tamanhos para o Galaxy Ring, então ao escolher o certo, o usuário não precisa se preocupar em sentir desconfortos nas mãos durante o sono – o que não pode ser dito sobre o Galaxy Watch7, já que ele é naturalmente mais pesado e ocupa mais espaço no corpo.

Leia também: Sono com Qualidade: Como pequenas mudanças podem trazer uma vida mais saudável

Pontuação do sono

O anel inteligente relata detalhadamente sobre a duração, profundidade e continuidade do sono, além de oferecer insights personalizados e recomendações para ajustar a rotina noturna. 

Continua depois da publicidade

“Com o monitoramento do sono, é possível simplesmente deitar, dormir e obter medições detalhadas.”

Já o Galaxy Watch, além de também oferecer análise de sono detalhada, traz a vantagem de detecção de apneia do sono e a funcionalidade “Pontuação do Sono”, que compila os dados em uma métrica fácil de interpretar (comparando o tipo de sono de animais selvagens).

“Como o anel mede a oxigenação do sangue, ele consegue avaliar possíveis episódios de apneia durante a noite”, disse Citrini. Nessa análise, a pontuação cobre os seguintes tópicos: 

Com todas essas informações, recursos como o “Treinamento do Sono” ajudam os usuários a criar hábitos mais saudáveis, como dormir em horários consistentes e realizar atividades relaxantes antes de deitar.

Continua depois da publicidade

Cuidando do coração de forma inteligente

Outro foco da Samsung é a saúde cardiovascular, presente em todos os wearables da marca. No caso do Watch7 e o Ring, ambos possuem recursos como o monitoramento de frequência cardíaca, mas cada um oferece vantagens específicas.

O Galaxy Ring inclui notificações em tempo real de frequências cardíacas anormais, ajudando a identificar irregularidades rapidamente. Ele também avalia a variabilidade da frequência cardíaca (HRV) durante o sono, um indicador importante de saúde física e mental.

O Galaxy Watch vai além, com um ECG integrado, que permite a detecção de possíveis arritmias, como a fibrilação atrial. Além dos sensores tradicionais, ele tem o leitor de AGEs (produtos avançados de glicação), com mais métricas de saúde atreladas ao Samsung Health, aplicativo gratuito para Android e iOS. 

Galaxy Watch7. Créditos: Samsung/Divulgação

Ao todo, com a integração de todos os sistemas, os wearables se tornam ideais para uma emergência, por exemplo, conseguindo detectar problemas de forma precoce.

Leia mais: 5 sinais que o estresse está afetando sua saúde

Performance e motivação nos exercícios físicos

Para quem deseja melhorar sua rotina de exercícios, o Watch7 monitora mais de 100 tipos de treinos, desde atividades simples como caminhada até exercícios de alta performance, como triatlo. 

Com recursos como o Bloco Multisport e a Potência Limiar Funcional (FTP) para ciclismo são voltados para atletas que querem avançar através de métricas detalhadas, conseguindo otimizar seus treinos.

O Galaxy Ring, embora mais discreto, também contribui para o desempenho físico, monitorando indicadores como calorias queimadas, atividade diária e níveis de estresse. Os aparelhos também têm contagem de passos automática.

Leia também: Um Passo por Vez: Marcio Atalla explica o valor do pequeno exercício diário à saúde

Por que escolher um wearable?

Um dos grandes diferenciais de outros dispositivos do mercado é sua integração com o Samsung Health, que está disponível para Android e iOS, ou seja, caso o usuário tenha um iPhone mas queira usar o relógio e o anel, também é possível, sem nenhum tipo de custo adicional. 

O aplicativo centraliza todas as métricas coletadas, transformando dados brutos em insights úteis e fáceis de entender, o que também torna o autocuidado mais coeso e acessível.

“O foco está muito mais no bem-estar. Com o monitoramento automático de atividades físicas, e do sono, o usuário passa a entender como está seu estado geral”, completou o executivo. 

Seja para melhorar o sono, monitorar a saúde do coração ou melhorar o desempenho atlético, o Galaxy Ring e o Galaxy Watch trazem funcionalidades que atendem diferentes perfis de usuários.