Publicidade
Ainda pouco conhecida no Brasil, a nêspera, proveniente da Eriobotrya japonica, é uma fruta que lembra o pêssego: sua casca é fina e aveludada. As nêsperas totalmente maduras apresentam coloração alaranjada, mas pode variar de amarelo a vermelho. Sua origem remonta há mais de 2.000 anos, na China. Atualmente, é possível encontra-la em diferentes regiões brasileiras.
O que a nêspera tem?
A nêspera é rica em em vitaminas e minerais e apresenta poucas calorias. Em uma xícara de nêspera cortada e crua você vai encontrar:
Continua depois da publicidade
Vitamina A (equivalentes de atividade de retinol): 113 microgramas (mcg)
Cálcio: 24 miligramas (mg)
Magnésio: 19,4 mg
Fósforo: 40 mg
Potássio: 396 mg
Vitamina C: 1,5 mg
Continua depois da publicidade
Rica em antioxidantes
Devido a alta presença de betacaroteno, a nêspera é rica em antioxidantes, como o ácido ursólico, carotenóides e o ácido clorogênico. Ela pode auxiliar o fígado com a presença desses componentes já que eles ajudam a proteger as células hepáticas contra o estresse oxidativo causado pelos radicais livres.

Cientistas descobrem proteína que desacelera o cérebro envelhecido e como manipulá-la
O processo é natural no corpo humano e ocorre geralmente em pessoas com idades avançadas

Novo estudo mostra os 5 maiores medos do brasileiro na hora do envelhecimento
Pesquisa envolveu 500 entrevistados com mais de 18 anos, residentes de todas as regiões do Brasil
Os radicais livres provocam danos ao corpo ao interagirem com outras moléculas, danificando-as por meio do processo de oxidação e causando estresse oxidativo (um desequilíbrio entre radicais livres e antioxidantes).
Continua depois da publicidade
Estudos também mostram que o extrato de folhas de nêspera podem apresentar um efeito protetor para o fígado. Mas novas pesquisas ainda são necessárias.