Veja como era e como ficou o plenário do STF após invasão

Golpistas deixaram rastro de destruição no prédio da Corte

Dhiego Maia

Plenário do STF é destruído em invasão de golpistas em Brasília

Publicidade

O plenário do STF (Supremo Tribunal Federal) ficou completamente destruído após a invasão de bolsonaristas golpistas, realizada na tarde deste domingo (8), em Brasília.

As cadeiras, onde o público podia acompanhar os julgamentos da Corte, foram reviradas e vandalizadas. Até o Brasão da República não escapou e foi danificado pelos golpistas.

As cadeiras dos ministros da Corte foram danificadas e jogadas para fora do prédio. Imagens que circulam na internet mostram pessoas sentadas nelas comemorando o ato antidemocrático e fazendo fotos como se fossem “ministros”.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

A porta com a inscrição de Alexandre de Moraes, do armário de togas do ministro, também foi arrancada e virou uma espécie de troféu dos golpistas. Moraes investiga o inquérito das Fake News e, desde então, vem sendo tratado como inimigo número 1 pelos apoiadores de Jair Bolsonaro.

Plenário do STF (Crédito: Rosinei Coutinho/STF)
Plenário do STF antes da invasão (Crédito: Rosinei Coutinho/STF)

Invasão ao Congresso

Os manifestantes começaram as invasões pelo Congresso Nacional, ocupando a rampa e soltando foguetes. Depois, quebraram o vidro do Salão Negro do Congresso e danificaram o plenário da Casa.

Após a depredação no Congresso, os manifestantes golpistas invadiram o Palácio do Planalto, onde também subiram a rampa e conseguiram chegar até o terceiro andar, que abriga o gabinete do presidente da República.

Continua depois da publicidade

Em seguida, houve depredação no Supremo Tribunal Federal (STF), onde foram quebrados vidros e móveis, arrancadas as cadeiras do plenário.

Os atos antidemocráticos forçaram o presidente Lula a assinar um decreto de intervenção da segurança pública do DF, válido até 31 de dezembro. O secretário da pasta, Anderson Torres, que está em viagem aos Estados Unidos, foi demitido.

As força de segurança pública do DF também serão investigadas por suposta facilitação à entrada dos golpistas aos prédios dos Três Poderes.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Dhiego Maia

Subeditor de Finanças do InfoMoney. Escreve e edita matérias sobre carreira, economia, empreendedorismo, inovação, investimentos, negócios, startups e tecnologia.