União Brasil oficializa candidatura de Soraya Thronicke à presidência

Senadora substitui o deputado federal Luciano Bivar (PE), presidente da legenda, que desistiu de participar da disputa ao Palácio do Planalto

Marcos Mortari

A senadora Soraya Thronicke (União Brasil-MS) (Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado)

Publicidade

O União Brasil oficializou, nesta quinta-feira (5), em convenção partidária realizada em São Paulo, o nome da senadora Soraya Thronicke (MS) como candidata à Presidência da República.

A parlamentar substitui o deputado federal Luciano Bivar (PE), presidente da legenda, que, na semana passada, desistiu de participar da disputa ao Palácio do Planalto.

Fruto da fusão entre PSL e DEM, o União Brasil disputa sua primeira eleição com as maiores fatias do fundo eleitoral e de tempo para propaganda no rádio e na televisão − ativos muito cobiçados pelas campanhas do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e do presidente Jair Bolsonaro (PL), que hoje lideram a corrida pelo comando do Poder Executivo em nível nacional.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

Com mandato até 2027 no Senado Federal, Thronicke já entra como uma espécie de vencedora na corrida presidencial, já que, mesmo se a candidatura não se mostrar competitiva, ganhará forte exposição nacional e não perderá assento no parlamento para a próxima legislatura.

Nestas eleições, a candidata terá a missão de quebrar a polarização mantida entre Lula e Bolsonaro − desafio complexo a julgar pela cristalização da preferência de parcela expressiva do eleitorado a pouco menos de dois meses do pleito.

“A briga política não resolveu nada até agora para nós brasileiros, e essa briga não vai nos levar a nada”, disse Thronicke durante a convenção do União Brasil.

Continua depois da publicidade

O economista Marcos Cintra, ex-secretário da Receita Federal na própria gestão do ministro Paulo Guedes (Economia), foi convidado na última hora como vice, em uma chapa “puro sangue” − isto é, sem partidos coligados.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Tópicos relacionados

Marcos Mortari

Responsável pela cobertura de política do InfoMoney, coordena o levantamento Barômetro do Poder, apresenta o programa Conexão Brasília e o podcast Frequência Política.