TSE acha 2,59 mil eleitores aptos a votar ao menos 2 vezes, diz Folha

Há constatações de digital registrada em até 10 diferentes seções,sendo que o recordista é um eleitor com a digital em mais de 20 cartórios

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – Ao fazer uma varredura em parte do banco de dados de 24 milhões de eleitores que já fizeram o chamado recadastramento biométrico (o sistema de identificação de votantes pela impressão digital) o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) encontrou 2.590 casos de duplicidade de digitais, de acordo com informações do jornal  “Folha de São Paulo”.

De acordo com o TSE, são 2.590 pessoas registradas como eleitores em duas ou mais seções eleitorais.

Cada uma das pessoas teria condições de votar mais de uma vez na mesma eleição sem que isso seja notado pelos mesários sendo que, em vários casos, os indícios são de falsidade ideológica e tentativa de fraude eleitoral.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Ocorrências assim foram encontradas em diversos estados. Goiás tem a maior concentração, com Amazonas e Alagoas também se destacando.

Há constatações de digital registrada em até 10 diferentes seções,sendo que o recordista é um eleitor com a digital em mais de 20 cartórios. Estava apto para votar mais de 20 vezes.

A Polícia Federal foi chamada para investigar. O TSE adotou dois procedimentos para lidar com as duplicidades. Nas situações em que foram encontradas digitais repetidas em duas localidades, só o registro mais recente foi localizado. 

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.