STF fatia principal inquérito da Lava Jato e inclui Lula nas investigações; 66 pessoas são alvos

No total, serão investigadas 66 pessoas; inquéritos são divididos entre PP, PT, PMDB na Câmara e PMDB no Senado

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – O ministro Teori Zavascki, do STF (Supremo Tribunal Federal), atendeu ao pedido do procurador-geral da República Rodrigo Janot e determinou hoje a divisão em quatro inquéritos da maior e principal investigação da Operação Lava Jato no Supremo, que apura se existiu uma organização criminosa, com a participação de políticos e empresários, para fraudar a Petrobras. 

Com a decisão, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva passa a ser alvo de um desses inquéritos, que vai apurar a atuação do PT no esquema investigado. Com a decisão, o petista passa a ser investigado em dois inquéritos no STF, já que ele já era investigado por tentativa de obstrução à Justiça. Outro político que também será investigado é o deputado cassado Eduardo Cunha (PMDB-RJ). 

No total, serão investigadas 66 pessoas. Os quatro inquéritos vão apurar crimes supostamente cometidos por pessoas ligadas ao PP, ao PT, ao PMDB na Câmara e ao PMDB no Senado. O inquérito sobre o PP terá 30 investigados, o do PT terá 12 (incluindo Lula), o PMDB do Senado terá 9 e o PMDB da Câmara terá 15.  

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Ao pedir ao Supremo o desmembramento da investigação, Janot disse que  políticos do PT, PMDB e PP usaram os partidos para “perpetração de práticas espúrias” e se organizaram internamente para cometer crimes contra a administração pública, Por isso, justificou o procurador, a apuração deve ser dividida para “melhor otimização do esforço investigativo”. 

“Alguns membros de determinadas agremiações se organizaram internamente, utilizando-se de seus partidos e em uma estrutura hierarquizada, para perpetração de práticas espúrias. Nesse aspecto, há verticalização da organização criminosa. Noutro giro, a horizontalização é aferida pela articulação existente entre alguns membros de agremiações diversas, adotando o mesmo modus operandi e dividindo as fontes de desvio e arrecadação ilícita”, segundo Janot.

Entre os investigados do PP, estão ex-ministro Aguinaldo Ribeiro; o presidente da sigla, senador Ciro Nogueira (PI) e o vice presidente da Câmara, Waldir Maranhão (MA). Já sobre o inquérito do PT, além de Lula são investigados o ex-tesoureiro da sigla João Vaccari Neto; os ex-ministros Edinho Silva, Ricardo Berzoini, Jaques Wagner, Antônio Palocci, Erenice Guerra; o ex-assessor pessoal da Presidência Giles de Azevedo; o ex-assessor Delcídio Amaral; o empresário José Carlos Bumlai; o ex-presidente da Petrobrás José Sérgio Gabrielli; e o presidente do Instituto Lula, Paulo Okamoto. Já com relação ao PMDB do Senado, o presidente da Casa Renan Calheiros (PMDB-AL); os senadores da sigla Edison Lobão (MA), Romero Jucá (RR), Valdir Raupp (RO) e Jader Barbalho (PA) e o ex-presidente da Transpetro, Sérgio Machado são investigados.

Continua depois da publicidade

Já o inquérito do PMDB na Câmara tem como alvos, além de Cunha, um grupo de parlamentares considerados aliados ao peemedebista, além do ex-ministro Henrique Eduardo Alves e o banqueiro André Esteves.

Confira a lista dos investigados:

PP

Continua depois da publicidade

Aguinaldo Velloso Borges Ribeiro

Aline Lemos

Arthur Lira

Publicidade

Benedito Lira

Carlos Magno Ramos

Ciro Nogueira

Continua depois da publicidade

Dilceu Sperafico

Eduardo da Fonte

Gladson Cameli

Publicidade

Jerônimo Pizzolotto

João Pizzolatti

João Felipe Leão

José Linhares Ponte

José Otávio Germano

Lázaro Botelho Martins

Luis Carlos Heize

Luiz Fernando Ramos Faria

Nelson Meurer

Renato Delmar Molling

Roberto Balestra

Roberto Pereira de Britto

Roberto Sérgio Ribeiro

Simão Sessim

Vilson Luiz Covatti

Waldir Maranhão

João Luiz Argolo (filiado a SDD)

Pedro Correa

Pedro Henry

Mario Negromonte

José Olímpio Silveira Moraes (filiado ao DEM)

PT

João Vaccari Neto

Edson Antonio Edinho da Silva

Ricardo Berzoini

Jaques Wagner

Delcídio do Amaral

Luiz Inácio Lula da Silva

Giles de Azevedo

Antonio Palocci

Erenice Guerra

José Carlos Bumlai

Paulo Okamoto

José Sérgio Gabrielli de Azevedo

PMDB no Senado

Edison Lobão

Renan Calheiros

Romero Jucá

Valdir Raupp

Jader Barbalho

Silas Robdeau

Milton Lyra

Jorge Luz

Sérgio Machado

PMDB na Câmara

Anibal Gomes

Eduardo Cunha

Henrique Eduardo Lyra Alves

Alexandre Santos

Altineu Côrtes

João Magalhães

Manoel Junior

Nelson Bounier

Solange Almeida

Andre Esteves

Fernando Antonio Falcão Soares

André Moura (filiado ao PSC)

Arnaldo Faria de Sá (filiado PTB);

Carlos Willian (filiado ao PTC);

Lucio Bolonha Funaro

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.