Senado dos EUA aprova alterações para a cobrança de cartões de crédito

Novas normas visam limitar aumento de taxas cobradas e proteger o consumidor; medida depende da assinatura de Obama

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – O Senado norte-americano aprovou na tarde desta terça-feira (19) uma mudança na legislação vigente para as administradoras de cartões de crédito, visando proteger consumidores de taxas abusivas e penalizações por atraso de pagamento.

A votação no Senado terminou com placar de 90 votos favoráveis à nova regulamentação e 5 votos contrários. Com a aprovação, o presidente Obama deve receber as novas normas para o segmento em sua mesa ainda esta semana, de acordo com a agência CNBC.

As companhias terão de publicar seus contratos na Internet e permitir que os consumidores paguem gratuitamente suas contas online ou por telefone. Qualquer elevação de taxa cobrada deve ser antecipada ao consumidor 45 dias antes de sua aplicação.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Apoio da Casa Branca

A tendência é que as alterações sejam assinadas pelo presidente Barack Obama, que já manifestou apoio às medidas. Na semana passada, Obama afirmou que “não questionamos o sucesso de uma companhia quando este sucesso é baseado em acordos honestos com os consumidores”.

Ações reagem mal

As ações do segmento reagem mal em Wall Street. Os papéis da American Express operam com queda de 2,3% na NYSE (New York Stock Exchange), enquanto os ativos da Visa cedem 2,1% e os da Mastercard se desvalorizam 1,8%.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.