Senado começa a debater nesta terça isenção do IPVA para veículos com mais de 20 anos

PEC precisa passar por 5 sessões de discussão antes de ser votada em 1º turno no plenário da Casa; veja os outros projetos na pauta do plenário

Agência Senado

Publicidade

O plenário do Senado realiza nesta terça-feira (27) a primeira discussão sobre proposta de emenda à Constituição (PEC) que concede isenção do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para veículos terrestres de passageiros com mais de 20 anos de fabricação. A sessão está prevista para começar às 14h.

A PEC 72/2023, de autoria do senador Cleitinho (Republicanos-MG), recebeu voto favorável do senador Marcos Rogério (PL-RO) na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Ela altera o artigo 155 da Constituição Federal e inclui esse tipo de veículo na lista de imunidades de IPVA previstas (já há o benefício para tratores, máquinas e aeronaves agrícolas, por exemplo).

Antes de ser votada em primeiro turno, a PEC precisa passar por cinco discussões. Três delas já estão marcadas, nos próximos três dias — hoje, amanhã (28) e quinta (29). Para ser aprovada, a proposta precisa dos votos de no mínimo dois terços da Casa (54 senadores), em dois turnos de votação.

Continua depois da publicidade

Nova chance ao réu

Os senadores também devem analisar o projeto de lei (PL) 2.812/2023, que dá nova oportunidade para que o réu cumpra ordens impostas pelo juiz antes de ser obrigado a indenizar o autor de ação civil. Os integrantes da CCJ aprovaram na quarta-feira (21) o relatório da senadora Professora Dorinha Seabra (União-TO), que apoia o texto da Câmara dos Deputados.

As regras valem para as ações judiciais relativas às chamadas “prestações de fazer, de não fazer e de entregar coisa”. A mudança vale nos casos em que a Justiça determina, por exemplo, que uma empresa substitua um produto com defeito. Pela legislação em vigor, se essa obrigação não for realizada no prazo, o autor da ação pode pedir uma indenização. O projeto busca dar uma nova chance ao réu, para que somente depois de um novo descumprimento é que possa haver a cobrança de indenização. 

Agricultura familiar

Também está na pauta a análise do PL 5.826/2019, da Câmara, que amplia o âmbito da Política Nacional da Agricultura Familiar e Empreendimentos Familiares Rurais. A Comissão de Agricultura (CRA) acolheu o relatório do senador Alan Rick (União-AC) na quarta. Com isso, o colegiado espera incluir modernização, inovação e desenvolvimento sustentável e tecnológico entre os aspectos a serem considerados na política. 

Continua depois da publicidade

Ciclone no Sul

A medida provisória (MP) 1.188/2023, que liberou R$ 360,9 milhões para mitigar os efeitos de um ciclone extratropical que atingiu o Rio Grande do Sul em setembro, também deve ser analisada pelos senadores. A data da sessão é o último dia de validade da MP, que já foi aprovada pelos deputados.

Por ser abertura de crédito extraordinário, o governo federal dispôs dos recursos com a própria abertura da MP, no ano passado. Mas, sem a aprovação do Congresso, o Poder Executivo não poderá utilizar os recursos previstos que ainda não tenham sido gastos após o fim da validade da medida.