Se PMDB deixar a base, sigla pode apoiar impeachment, diz braço-direito de Temer

"Diferença é muito grande a favor de sair do governo", diz braço-direito de Temer sobre PMDB ao jornal O Globo

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – Em entrevista ao jornal O Globo, o ex-ministro da Aviação Civil e braço-direito de Michel Temer, Eliseu Padilha – que saiu do governo há cerca de dez dias (logo após a deflagração do processo de impeachment -, indicou que o PMDB deve deixar o governo até o mês de março.

Segundo ele, a decisão sobre quando o PMDB deve deixar o governo será tomada na convenção do partido mas alertou, no entanto, que ela pode ser antecipada, ainda nesta semana, caso o governo interfira na disputa pela liderança do PMDB na Câmara e ajude Leonardo Picciani (PMDB-RJ) a retomar o posto.

O ex-ministro nega que o grupo ligado a Temer esteja ligado ao impeachment; contudo, admitiu que o vice e seus aliados têm mantido conversas com lideranças políticas e setores do empresariado.

Continua depois da publicidade

Padilha afirmou que, se a decisão do PMDB for por deixar a base aliada, é “natural que o partido fique liberado para apoiar o impeachment”: “na base do partido, a diferença é muito grande a favor de sair do governo. A maioria absoluta é pela saída”.

Segundo ele, Temer age como um “legalista, como alguém que observa a absoluta legalidade” e diz que não adotará medidas para “impulsionar ou não” o impeachment.

Ao responder ao comentário de que o vice se mostra uma figura mais assertiva que antes, Padilha ressaltou: “depois que nós deixamos a articulação política, ele ficou mais distante do governo, só tem comparecido quando é chamado pela presidente. Houve um distanciamento. Mas quem colocou o presidente do PMDB e vice-presidente da República como alternativa foi a eleição dele como vice-presidente e o texto da Constituição Federal. Essa previsão é da Constituição: o vice-presidente é a alternativa natural”.

Continua depois da publicidade

Quer saber onde investir em 2016? Veja no Guia Especial InfoMoney clicando aqui!

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.