Se eleito, Aécio garante que removerá diretoria da Petrobras imediatamente

Indagado sobre quais medidas concretas ele pretende tomar para controlar a inflação, o tucano espondeu essa será uma obsessão do seu eventual governo.

Paula Barra

Publicidade

RIO DE JANEIRO – Após o final do debate, Aécio Neves, presidenciável do PSDB, ressaltou os escândalos de corrupção envolvendo a Petrobras e prometeu que, se for eleito, promoverá a “remoção da diretoria da estatal imediatamente”. 

Além disso, o tucano se comprometeu a prestigiar funcionários de carreira no comando da companhia e indicou que pretende profissionalizá-la. Ele disse que isso deve se aplicar também aos bancos públicos e a outras empresas nacionais. 

“No meu governo, será possível resgatar a meritocracia, a qualidade da gestão pública. E na administração direta, trabalharemos com metas que precisam ser alcançadas, como fiz em minha passagem pelo governo de Minas Gerais.”

Continua depois da publicidade

Indagado sobre quais medidas concretas ele pretende tomar para controlar a inflação, Aécio respondeu essa será uma obsessão do seu eventual governo. “É possível, até o final do primeiro mandato, levá-la [a inflação] ao centro da meta e depois reduzir as bandas chegando a 3%”, explicou, acrescentando que o resgate da credibilidade entre os investidores intenacionais será determinantepara esse movimento.

“Minha equipe econômica será altamente qualificada, experiente e com responsabilidades claras com o controle inflacionário. Infelizmente, teremos em 2015 já precificado pelo descontrole do atual controle em relação às contas públicas”.

No final do debate, o tucano voltou a criticar o governo pestista e disse que a gestão de Dilma protagonizou um dos maiores escândalos da história recente do Brasil. “Essa eleição ficará marcada como a eleição da intolerância, da mentira, das ofensas. Respondo a tudo isso com altivez”, falando a verdade. “Nossa política econômica será marcada pela previsibilidade e pela credibilidade. Isso é essencial para que o Brasil vire essa página de fracassos”, concluiu.