Renan envia carta a Temer e diz que “dissonâncias” fazem parte da democracia

Na carta enviada hoje a Temer, Renan ressalta que sempre buscou ser um agente facilitador de “soluções afinadas com o interesse público e participar do debate de maneira construtiva”

Equipe InfoMoney

Publicidade

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), enviou carta ontem (5) ao vice-presidente da República, Michel Temer, em resposta à nota que Temer divulgou na semana passada na qual repreendeu Renan pelas críticas públicas à presidente Dilma Rousseff. “Não pretendo rebater a nota de Vossa Excelência para não promover escalada retórica incompatível com nossa função institucional. Vossa Excelência tem suas razões. Eu, as minhas. Mas acima de ambos está o país”, diz Renan.

Na última semana, o presidente do Senado classificou de “ridícula” a decisão da presidente Dilma Rousseff de não fazer o pronunciamento oficial em cadeia de rádio e TV pelo Dia do Trabalho. Nas críticas à presidente, Renan chegou a dizer que Dilma “não tem o que falar”. A resposta do Palácio do Planalto foi passada por meio do vice-presidente Michel Temer, que cobrou “respeito institucional” do presidente do Congresso.

Na carta enviada hoje a Temer, Renan ressalta que sempre buscou ser um agente facilitador de “soluções afinadas com o interesse público e participar do debate de maneira construtiva”. Para o presidente do Senado, “eventuais dissonâncias fazem parte da harmonização da democracia que rege as instituições”.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Renan reitera que não fará mais qualquer indicação de nomes para ocupar cargos no Poder Executivo e volta a ressaltar o papel de independência que o Legislativo deve ter. “A independência é condição indispensável para controle recíproco entre os poderes e não deve ser embaçada por ações incompatíveis com o exercício da Presidência do Congresso Nacional.”

No texto, Renan cumprimenta o vice-presidente da República pela função de articulador político do governo. “Aproveito a oportunidade para louvar suas evocações. Os conceitos ressaltados por Vossa Excelência nos aproximam e tranquilizam a Nação. Reitero meu desejo de que Vossa Excelência, em um momento grave do país, desempenhe suas atribuições de coordenador político com êxito e me ponho à disposição para apoiar iniciativas que engrandeçam a missão que desempenhamos.”

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.