Reforço do Sul e do Sudeste: o que outros estados estão enviando para ajudar o RS

O Consórcio de Integração Sul Sudeste (Cosud), formado pelos 7 estados das duas regiões, enviou reforços para socorrer vítimas das chuvas e enchentes no Rio Grande do Sul

Agência Brasil

Desastre climático no Rio Grande do Sul deixou centenas de cidades debaixo dágua, como Canoas (RS) (Foto: Ricardo Stuckert/PR)

Publicidade

O Consórcio de Integração Sul Sudeste (Cosud), formado pelos sete estados das duas regiões, enviou reforços para socorrer vítimas das chuvas e enchentes no Rio Grande do Sul. O estado está sob situação de calamidade pública.

O Paraná mandou 34 bombeiros militares, nove viaturas, quatro embarcações do Batalhão da Polícia Militar de Operações Aéreas, um helicóptero Falcão 08, 30 policiais militares e sete viaturas do Batalhão de Choque Defesa Civil.

Um comboio de 15 caminhões partiu também de várias cidades paranaenses, na segunda-feira (6), levando 800 colchões e kits dormitório, 1,5 mil caixas com copos d’água e 190 toneladas de donativos, incluindo alimentos não perecíveis, itens de higiene pessoal, materiais de limpeza, água e telhas arrecadados por meio da campanha SOS RS.

Continua depois da publicidade

Todos os quartéis do Corpo de Bombeiros estão recebendo donativos. Inclusive, uma aeronave do estado levou, no domingo (5), bolsas de nutrição parental a crianças internadas em hospitais das cidades gaúchas de Santa Maria e Santiago.

São Paulo

O governo paulista deslocou uma equipe de 33 bombeiros militares e dois cães farejadores. O Comando de Aviação da Polícia Militar enviou oito pilotos, três mecânicos, dois médicos, dois enfermeiros e quatro tripulantes, além de três helicópteros Águia, oito viaturas e sete embarcações do Corpo de Bombeiros. A Defesa Civil paulista mandou um grupo de 16 técnicos e um geólogo.

O Fundo Social de São Paulo, juntamente com a Defesa Civil do estado, iniciou, no último domingo (5), uma campanha humanitária com objetivo arrecadar água potável e itens de higiene e limpeza para fornecer assistência às comunidades afetadas. As doações devem ser entregues no depósito do Fundo Social, localizado na Avenida Marechal Mário Guedes, 301, no bairro do Jaguaré, na capital paulista, das 8h às 17h.

Continua depois da publicidade

Rio de Janeiro

O estado do Rio de Janeiro mandou, até o momento, 64 bombeiros militares, um helicóptero AW169, bimotor, com capacidade de voo noturno, 15 embarcações (botes e barcos de alumínio), cinco viaturas e 200 materiais para salvamento em desastres, como desencarceradores, cordas, entre outros equipamentos de socorro.

Até segunda-feira (6), foram realizados mais de 70 resgates de pessoas com vida. A Polícia Civil enviou 10 agentes do Serviço Aeropolicial da Coordenadoria de Recursos Especiais, um avião equipado para operações noturnas e uma equipe multidisciplinar com peritos papiloscopistas, bucomaxilo, entre outros profissionais (cedidos conforme necessidade e demanda solicitada).

Minas Gerais

O estado de Minas Gerais enviou 28 bombeiros militares especializados em busca, salvamento em enchentes, inundações e grandes desastres, três viaturas de salvamento, um veículo apropriado para o transporte de dois cães de busca, um caminhão que transporta diversos materiais e equipamentos logísticos, três botes e uma moto-aquática.

Continua depois da publicidade

O governo mineiro deslocou para o Rio Grande do Sul um avião Cesna Caravan, com capacidade até nove passageiros e condições de fazer transporte de feridos em grandes distâncias, além de um helicóptero Esquilo, para resgates e transporte de feridos. Foram disponibilizados, ainda, quatro agentes da Defesa Civil do estado, 10 militares, uma aeronave da Polícia Militar, uma viatura de apoio e uma carga de 750 colchões.