Publicidade
O segundo turno da eleição municipal em Fortaleza (CE) tem tudo para ser um dos mais disputados entre as capitais que ainda terão uma rodada de votação no próximo domingo (27). É o que mostra a pesquisa da Quaest, divulgada no fim da tarde desta quarta-feira (23).
Segundo o levantamento, Evandro Leitão (PT) aparece numericamente à frente na corrida eleitoral, com 44% das intenções de voto. André Fernandes (PL) tem 42% da preferência do eleitorado, o que configura um cenário de empate técnico.
Veja os números:
Evandro Leitão (PT): 44%
André Fernandes (PL): 42%
Indecisos: 2%
Branco/nulo/não vai votar: 12%
Em relação à pesquisa anterior da Quaest, Evandro Leitão oscilou positivamente um ponto percentual (tinha 43%). André Fernandes, por sua vez, oscilou um ponto percentual para baixo (tinha 43%).
Espontânea
Na pesquisa espontânea da Quaest, na qual os nomes dos candidatos não são apresentados aos entrevistados, Evandro Leitão e André Fernandes estão numericamente empatados, ambos com 37% da preferência do eleitorado.
Continua depois da publicidade
Em relação ao levantamento anterior, Leitão oscilou 2 pontos percentuais para baixo (tinha 39%), enquanto Leitão oscilou 2 pontos para cima (tinha 35%).
Veja os números:
André Fernandes (PL): 37%
Evandro Leitão (PT): 37%
Indecisos: 22%
Branco/nulo/não vai votar: 4%
Continua depois da publicidade
Conhecimento e imagem dos candidatos
Ainda segundo a pesquisa da Quaest, 49% dos entrevistados afirmaram que conhecem e têm uma imagem positiva de Evandro Leitão, enquanto 33% têm uma imagem negativa. Outros 15% dizem não conhecer o candidato, e 3% não souberam ou não quiseram responder.
Em relação a André Fernandes, 49% dos eleitores dizem ter uma imagem positiva, ante 33% que têm uma imagem negativa. São os 14% os que dizem não conhecer o candidato, e 4% não souberam ou não quiseram responder.
A pesquisa
A Quaest entrevistou 900 eleitores de 16 anos ou mais, na cidade de Fortaleza, entre os dias 20 e 22 de outubro de 2024. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%. O levantamento foi registrado na Justiça Eleitoral sob o protocolo CE-04417/2024.