“Quadrilhão do PT”: Fachin manda denúncia contra Dilma e Lula para primeira instância

Por decisão do ministro, apenas os casos da senadora e presidente do PT, Gleisi Hoffmann, e do ex-ministro Paulo Bernardo, continuarão no Supremo

Rodrigo Tolotti

Lula acompanha a cerimônia de posse de Dilma Rousseff no seu segundo mandato.

Publicidade

SÃO PAULO – O ministro Luiz Edson Fachin, do STF (Supremo Tribunal Federal), enviou nesta quinta-feira (8) o envio da denúncia contra os ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff pelo chamado “quadrilhão do PT” para a Justiça Federal de Brasília. Além deles, são acusados também os ex-ministros Antonio Palocci e Guido Mantega, e o ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto.

A acusação, por organização criminosa, foi oferecida pelo ex-procurador-geral da República, Rodrigo Janot, em 2017. Por decisão do ministro do STF, apenas os casos da senadora e presidente do PT, Gleisi Hoffmann, e do ex-ministro Paulo Bernardo, continuarão no Supremo.

Os denunciados são suspeitos de “promover, constituir, financiar ou integrar, pessoalmente ou por interposta pessoa, organização criminosa”, com a acusação de recebimento de R$ 1,48 bilhão em propinas pelos petistas em esquema de desvios na Petrobras.

Continua depois da publicidade

As denúncias haviam sido remetidas ao STF porque Gleisi Hoffmann tem foro privilegiado por ser senadora. Mas a própria Procuradoria pediu o fatiamento para os acusados sem foro, para a Justiça Federal do Paraná.

Quer investir em ações pagando só R$ 0,80 de corretagem? Clique aqui e abra sua conta na Clear

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.