Programa de governo de Temer prevê privatização de “tudo o que for possível”

"O Estado deve transferir para o setor privado tudo o que for possível em matéria de infraestrutura", diz o documento segundo o jornal O Globo

Rodrigo Tolotti

Publicidade

SÃO PAULO – Na próxima semana, o atual vice-presidente Michel Temer deve anunciar seu programa para caso venha a assumir a presidência, e, segundo o jornal O Globo, o documento afirma que, na infraestrutura, “tudo” o que for possível deve ser concedido ou privatizado.

“O Estado deve transferir para o setor privado tudo o que for possível em matéria de infraestrutura. Quanto às competências que reservará para si, é indispensável que suas relações com contratantes privados sejam reguladas por uma legislação nova, inclusive por uma nova lei de licitações. É necessário um novo começo das relações do Estado com as empresas privadas que lhe prestam serviços”, diz trecho do programa.

A ideia da gestão Temer é focar em concessões e parcerias público-privadas, buscando um ambiente melhor com a iniciativa privada para investimentos. Os investimentos privados são considerados, no documento, fundamentais para ajudar a resolver “a maior crise da História”.

Continua depois da publicidade

Para responder aos recentes boatos de redução dos programas sociais, no programa Temer irá reiterar a manutenção de todos os programas criados nas gestões petistas, como Bolsa Família, Pronatec e Minha Casa, Minha Vida. O documento faz críticas à paralisia desses dois últimos programas, com o compromisso de voltar a investir, afirma o jornal. “Para 2016 não há sequer previsão de recursos para o Pronatec e toda a programação está suspensa. O colapso fiscal do Estado está matando um programa correto e produtivo”, afirma outro trecho da proposta.

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.