Presidente do PT diz: “vamos reeleger Dilma e trazer Lula de volta em 2018”

Rui Falcão ressalta que a petista é a mais preparada para suprir anseio por mudanças

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – Em meio ao clima de bastante disputa que promete ser o destas eleições, o presidente nacional do PT, Rui Falcão, já faz planos para que o partido governe o Brasil pelo menos até 2022.

Em entrevista ao IG, o presidente nacional do PT disse que a presidente Dilma Rousseff vai se reeleger em outubro, abrindo caminho para que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva seja o candidato à Presidência do partido em 2018.

Falcão diz que Lula chega a se comparar com o ex-piloto de Fórmula 1, Michael Schumacher, para dissipar as especulações em torno de seu nome. “Depois de sete campeonatos, Schumacher voltou e não fez pole position”, disse. Mas garante que os apelos do PT serão suficientes para trazê-lo de volta: “Se o PT pedir, ele volta”. 

Continua depois da publicidade

Lula se encarregou de abafar um movimento de uma ala do PT por seu retorno neste ano, tem evitado se colocar abertamente como candidato à sucessão de Dilma, mas fala na preocupação com o cenário eleitoral futuro. Ele diz que tudo dependerá do que ocorrer nesta eleição e no próximo governo. 

Falcão coloca o ex-presidente como o “grande carreador de votos” em favor de Dilma e afirma que essa maior exposição permitirá apresentar a presidente à população como o nome capaz de atender ao sentimento de mudança que se manifesta na sociedade. E reconhece que a largada da corrida eleitoral ocorre em meio a uma ressaca da derrota do Brasil na Copa, mas diz que não se deve misturar Copa e eleição. 

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.