PL deve beneficiar migrantes do Brasil com duplo registro de nascimento

Projeto de lei livra a pessoa que registra filho nascido em país de fronteira de responder por falsidade ideológica

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – Pessoas que registraram no Brasil filho de pai ou mãe brasileiro, mas nascido em países da fronteira podem ganhar anistia, com o projeto de lei que está em análise na Comissão Parlamentar de Inquérito da Emigração. A proposta, que livra a pessoa de responder por crime de falsidade ideológica, pode beneficiar, por exemplo, os chamados “brasiguaios”, registrados ao mesmo tempo como cidadãos do Brasil e do Paraguai.

O PL também se aplica à criança registrada que tenha se beneficiado da duplicidade de certidões de nascimento.

Os interessados em regularizar sua situação ou de seus filhos, devem apresentar requerimento à repartição consular ou ao cartório de registro civil de pessoas naturais. O migrante deve ter sua situação regularizada somente após o dois anos de vigor da lei que ainda tramita na Câmara.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Brasileiros no exterior

O relatório da CPMI, aprovado em junho do ano passado, deve evitar a discriminação contra os migrantes. Segundo o texto, o emigração deve ser tratada como um fenômeno social complexo. Segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU) , existem hoje cerca de 180 milhões de migrantes em todo o mundo.

A CPMI também apresentou proposta de emenda à Constituição (PEC) , garantindo direitos aos trabalhadores brasileiros que vivem no exterior. Os integrantes da comissão negociaram, ainda, a inclusão de emendas no orçamento, a fim de melhorar o atendimento consular aos brasileiros no exterior.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.