PIB, resultados e novo presidente do BC: tudo o que você precisa acompanhar nesta semana no mercado

Confira os principais eventos que vão definir o rumo do mercado nesta semana

Rodrigo Tolotti

Publicidade

SÃO PAULO – Após a tão aguardada entrega do projeto da reforma da Previdência, agora o mercado passa a acompanhar de perto as conversas e o andamento da proposta no Congresso. Enquanto isso, a agenda de indicadores ganha força, com atenção especial do mercado para o PIB (Produto Interno Bruto) de 2018.

A tramitação da PEC da Previdência já começa problemática já que só deve começar a ser analisada quando forem definidos os cargos das comissões da Câmara, em especial da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça), o que pode ocorrer nesta semana. Com isso, se os deputados forem rápidos, a reforma pode começar a caminhar logo depois do carnaval.

Os analistas da GO Associados destacam que a PEC terá que passar pelo crivo da comissão para ter sua admissibilidade atestada. Somente depois disso, será possível instalar a comissão especial que analisará o texto da
reforma, para que então ela vá para o plenário da Câmara, onde passa por dois turnos de votações antes de ir para o Senado.

Continua depois da publicidade

Outro ponto importante na próxima semana será a sabatina do economista Roberto Campos Neto, indicado para a presidência do Banco Central, que ocorre na terça-feira (26) na CAE (Comissão de Assuntos Econômicos) do
Senado. A decisão sobre sua indicação deverá ocorrer no mesmo dia, pelo voto dos integrantes da comissão.

Segundo a GO Associados, a sabatina é a oportunidade de se avaliar também a receptividade dos senadores à proposta de independência do Banco Central, uma das pautas assumidas pelo governo Bolsonaro.

Indicadores e resultados
Na agenda, destaque para a temporada de resultados corporativos do 4º trimestre, que contará com pelo menos 38 balanços nesta semana, em especial a Petrobras (PETR4) na quarta-feira à noite. Entre outros números, atenção ainda para Ambev (ABEV3), BRF (BRFS3), Gol (GOLL4), entre outros.

Continua depois da publicidade

Já entre os indicadores, o destaque da semana será o PIB (Produto Interno Bruto) de 2018, que será divulgado na quinta-feira (28). A equipe da GO Associados espera que a economia brasileira registre um crescimento de 0,8% no quarto trimestre, fechando com alta de 1% o ano passado.

A semana conta ainda com o resultado primário do governo central, na quarta-feira (27), mesmo dia em que está programada a divulgação da PNAD Contínua, que a GO espera mostrar uma taxa de desemprego de 11,6%.

Nos Estados Unidos, além da continuidade das conversas do governo com a China, os investidores ficarão atentos principalmente às publicações do
indicador de confiança do consumidor do Conference Board na terça-feira (26).

Publicidade

No dia seguinte, saem os pedidos de bens duráveis, a balança comercial de bens e encomendas à indústria. O PMI de Chicago de fevereiro e o PIB do último trimestre de 2018 serão publicados na quinta-feira (28). Além disso, a semana ainda traz o PMI Industrial ISM de fevereiro, os dados dos gastos e despesas pessoais de dezembro, índices de preços PCE de janeiro e o PMI Industrial Markit de fevereiro, todos na sexta-feira (1).

Por fim, na China, a agenda conta com a publicação dos PMI Industrial e não Industrial do NBS na terça-feira (26) e o PMI Industrial Caixin na quinta-feira (27).

Clique aqui e confira a agenda completa de indicadores e resultados.

Continua depois da publicidade

Quer investir melhor o seu dinheiro? Clique aqui e abra a sua conta na XP Investimentos

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.