Pesquisas indicam que próximo primeiro-ministro do Japão será Taro Aso

Pesquisas feitas com membros do partido e de jurisdições indicam que nenhum outro candidato poderá alcançar Aso

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – O secretário-geral do Partido Democrata Liberal do Japão, Taro Aso, deverá ser o próximo primeiro-ministro do país, segundo indicou pesquisas feitas com membros do partido e de jurisdições que têm direito a voto na eleição que será realizada na próxima segunda-feira (22).

No levantamento feito pela agência Asahi Shimbun, Aso tem 60% dos votos dos membros do partido, seguido pelo candidato Kaoru Yosano, que possui 5 votos.

Jurisdições

O secretário-geral também possui os três votos de 14 jurisdições, enquanto outras 17 afirmaram na pesquisa que o político terá, ao menos, dois votos e sete afirmaram que ele terá, no mínimo, um voto. Somente a jurisdição de Tottori afirmou que os três votos serão do candidato Ishiba.

Continua depois da publicidade

Já na pesquisa feita pela Agência Kyodo por telefone com 1.445 pessoas que poderão votar, Aso tem 50,7% da preferência, seguido pela candidata Yoriko Koike, com 8,1%.

Na próximo segunda-feira (22), o Partido Democrata Liberal irá decidir quem será o substituto de Yasuo Fukuda, que renunciou ao cargo no começo do mês.