Partidos definem estratégias no processo de cassação contra Renan Calheiros

Votação que acontece na próxima quarta-feira no plenário irá definir o futuro político do presidente do Senado

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – O PSDB e o PT realizaram nesta terça-feira (11) reuniões com suas bancadas no Senado para discutir a votação do pedido de cassação do presidente da Casa, Renan Calheiros, que acontece na próxima quarta-feira no plenário.

O PSDB orientou os senadores do partido, com exceção de João Tenório, que é amigo pessoal de Renan, a votarem pela cassação do presidente do Senado. Já o PT decidiu liberar a bancada do partido no Senado para votar como achar melhor.

O DEM também deve se reunir ainda nesta terça-feira com seus senadores para acertar a estratégia do partido para a sessão que irá definir o futuro político de Renan Calheiros.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Fundamental na votação

A oposição considera o PT como o partido que irá fazer a diferença na votação contra o senador, já que a bancada deve votar dividida. Para Tasso Jereissati, presidente do PSDB, “é fundamental para a instituição e para a democracia que Renan perca o mandato”.

Atualmente, a maior bancada no Senado pertence ao PMDB, com 19 senadores, seguido pelo DEM, que possui 17 parlamentares, e pelo PSDB, com 13 senadores. O PT possui 12 parlamentares, aparecendo como a quarta maior bancada da Casa. O projeto de resolução precisa dos votos de pelo menos 41 dos 81 senadores para ser aprovado pelo plenário.

Renan Calheiros é acusado de ter utilizado recursos da construtora Mendes Júnior para pagar despesas pessoais, como aluguel e pensão alimentícia à jornalista Mônica Veloso, com quem tem uma filha.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.