Para jurista, STF “flertou com o caos”, mas dificilmente reverterá decisão contra Renan Calheiros

Para o jurista e professor Rubens Glezer, Marco Aurélio Mello poderia ter mitigado os efeitos da ação caso optasse pela tomada de decisão colegiada em vez de assumir posição política monocrática

Marcos Mortari

Publicidade

SÃO PAULO – A nova interferência do Judiciário sobre o Legislativo, com a decisão liminar do ministro Marco Aurélio Mello em afastar Renan Calheiros (PMDB-AL) da presidência do Senado Federal, trouxe mais instabilidade ao mundo político e aprofundou a crise entre as duas esferas de poder no sistema de pesos e contrapesos da democracia nacional.

Para o jurista Rubens Glezer, professor da Escola de Direito da FGV e coordenador do Supremo em Pauta, o magistrado poderia ter mitigado os efeitos da ação caso optasse pela tomada de decisão colegiada em vez de assumir posição política monocrática, o que também poderia dar mais legitimidade à determinação da corte. Entretanto, optou-se pelo que chamou de “flerte com o caos”. “Os mercados poderiam ter derretido hoje”, alertou.

Lembra o especialista que já houve outros casos em que ministros do STF decidiram sozinhos com base em julgamentos que possuíam maioria, mas encontravam-se paralisados por pedido de vista. No entanto, ao contrário de ocasiões anteriores, nunca haviam sido julgados casos com tamanha repercussão política e interferência sobre o Legislativo.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Mais do que isso, Glezer destaca outro problema importante que foi deixado de lado com a decisão solitária do ministro: “Há maioria pela procedência da ação [que trata da impossibilidade de réus figurarem na linha sucessória da Presidência da República], mas não quanto aos efeitos. Isso não necessariamente implicaria no afastamento [como ocorreu], mas que ele apenas não poderia fazer parte da linha sucessória”.

Se a decisão de afastar Eduardo Cunha de suas funções quando deputado e presidente da Câmara já havia sido alvo de questionamentos, com especialistas apontando para a nova função de Poder Moderador que o Supremo parecia assumir por iniciativa própria, o episódio envolvendo Renan Calheiros parece ainda mais sensível. “Sempre que há interferência mais incisiva de um poder sobre outro, há problemas. Além disso, o Supremo usou mecanismo de intervenção sem usar mecanismo de controle”, afirmou o professor.

Glezer sugeriu como possível alternativa ao excesso de poder conferido ao Supremo no caso a ratificação da decisão da corte pelo plenário da casa legislativa, tal como ocorre em casos de afastamento de presidentes da República. É nesta linha, inclusive, que vai a argumentação da defesa do senador peemedebista. Seria algo em parte similar ao que ocorreu com o ex-senador Delcídio do Amaral, mas neste caso há previsão legal que, em caso de prisões em flagrante, o plenário da casa precisa confirmar a decisão.

Continua depois da publicidade

O que esperar depois disso?
Apesar da série de problemas observados com a decisão individual de Marco Aurélio Mello, o especialista não acredita que o Supremo encontre espaço para modificar a decisão do magistrado em plenário. “Eles só reverteriam a decisão se o sistema prejudicasse a governabilidade [a níveis mais elevados]“. Para ele, seria difícil imaginar, pelo histórico da corte, que os ministros aceitariam assumir um grau de instabilidade insustentável, embora pareça mais confortável neste momento transferir o ônus para outro órgão — no caso, o Senado.

De todo modo, Glezer acredita na capacidade do sistema em absorver os ruídos gerados. Ele entende que tal processo já estaria em curso na própria imagem do senador Jorge Viana (PT-AC) — o interino natural com a confirmação do afastamento de Calheiros da presidência da casa. Resta saber quais seriam as contrapartidas exigidas, tendo em vista a atual posição apresentada por alguns correligionários sobre a possibilidade de adiar pautas caras ao governo Michel Temer na agenda de votação. A eleição para a mesa diretora do Senado poderia estabelecer fevereiro próximo como uma espécie de deadline para essa crise institucional. A observar se outras virão na sequência.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Marcos Mortari

Responsável pela cobertura de política do InfoMoney, coordena o levantamento Barômetro do Poder, apresenta o programa Conexão Brasília e o podcast Frequência Política.