Obama e Huckabee largam na frente em disputas prévias pela Casa Branca

Todavia, outros continuam na longa corrida, como Clinton e Giuliani. Eleição pode ainda ter Bloomberg como independente

arrow_forwardMais sobre
Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – A corrida presidencial norte-americana teve seu início no estado de Iowa com o impulso das candidaturas de Mike Huckabee, pelos republicanos, e de Barack Obama, pelos democratas.

Huckabee, o conservador ex-governador de Arkansas, era pouco conhecido no cenário nacional. Sua vitória em Iowa pode render-lhe uma notoriedade fundamental para o restante do percurso. Contudo, o segundo colocado, Mitt Romney, e o ex-prefeito de Nova York, Rudolph Giuliani, estão longe de deixar o páreo.

Já no partido Democrata, cresce a vencedora candidatura de Obama, que aposta no discurso de renovação. Até então, as pesquisas de opinião polarizavam a disputa entre ele e a ex-primeira dama Hillary Clinton, deixando de lado John Edwards, que agora ganha fôlego com o segundo lugar em Iowa.

Aprenda a investir na bolsa

Para o banco UBS, apesar de ser considerado inexperiente, não haveria grandes diferenças políticas entre ele e a senadora Clinton e Obama que justificassem movimentos no mercado de câmbio.

Bloomberg candidato?

Ademais, ressurgem rumores de que Michael Bloomberg, empresário e prefeito de Nova York, que já foi filiado aos dois partidos, poderia tornar-se um candidato independente.

A disputa prévia em Iowa não possui caráter definitivo, em face da pequena importância relativa do estado na federação norte-americana. Todavia, seus resultados podem influenciar os outros eleitores, polarizando disputas e promovendo candidatos até então longe dos holofotes.