Motta e Elmar buscam aliados no 2º turno pela presidência da Câmara, diz jornal

Parlamentares ajustaram suas estratégias na reta final das eleições municipais visando fortalecer suas posições em Brasília

Felipe Moreira

Publicidade

Os candidatos à presidência da Câmara aproveitaram o final de semana do segundo turno das eleições municipais para fazer acenos aos partidos. Os líderes do Republicanos, Hugo Motta (PB), e do União Brasil, Elmar Nascimento (BA), ajustaram suas estratégias na reta final das eleições municipais visando fortalecer suas posições em Brasília, segundo o jornal O Globo.

No sábado (26), Motta viajou a Belém para participar da comemoração do aniversário do senador Jader Barbalho (MDB). Também estiveram presentes o governador do Pará, Helder Barbalho, e o ministro das Cidades, Jader Filho, ambos filhos do senador e membros do MDB. O líder do Republicanos foi acompanhado por dois de seus principais apoiadores: Lira e o presidente do PP, Ciro Nogueira. Na próxima terça-feira, Republicanos e PP realizarão um evento de lançamento da candidatura de Motta.

Elmar e o líder do PSD, Antonio Brito (BA), que também aspiram à presidência da Câmara, buscam apoio do MDB, embora o partido tenha sinalizado preferência por Motta. O líder do MDB na Câmara, Isnaldo Bulhões (AL), mantém uma relação próxima com o líder do Republicanos.

Apesar de manterem suas candidaturas, Elmar e Brito afirmam que, futuramente, irão se unir contra o outro candidato.

No domingo de eleição, o deputado do Republicanos acompanhou seus candidatos apoiados na Paraíba. Ele e o líder da maioria no Congresso, deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), estiveram ao lado do prefeito Cícero Lucena (PP-PB), reeleito em João Pessoa.

Em João Pessoa, Motta minimizou a ligação entre as eleições municipais e o processo de sucessão na Câmara.