Publicidade
Os candidatos à presidência da Câmara aproveitaram o final de semana do segundo turno das eleições municipais para fazer acenos aos partidos. Os líderes do Republicanos, Hugo Motta (PB), e do União Brasil, Elmar Nascimento (BA), ajustaram suas estratégias na reta final das eleições municipais visando fortalecer suas posições em Brasília, segundo o jornal O Globo.
No sábado (26), Motta viajou a Belém para participar da comemoração do aniversário do senador Jader Barbalho (MDB). Também estiveram presentes o governador do Pará, Helder Barbalho, e o ministro das Cidades, Jader Filho, ambos filhos do senador e membros do MDB. O líder do Republicanos foi acompanhado por dois de seus principais apoiadores: Lira e o presidente do PP, Ciro Nogueira. Na próxima terça-feira, Republicanos e PP realizarão um evento de lançamento da candidatura de Motta.
Elmar e o líder do PSD, Antonio Brito (BA), que também aspiram à presidência da Câmara, buscam apoio do MDB, embora o partido tenha sinalizado preferência por Motta. O líder do MDB na Câmara, Isnaldo Bulhões (AL), mantém uma relação próxima com o líder do Republicanos.
Apesar de manterem suas candidaturas, Elmar e Brito afirmam que, futuramente, irão se unir contra o outro candidato.
No domingo de eleição, o deputado do Republicanos acompanhou seus candidatos apoiados na Paraíba. Ele e o líder da maioria no Congresso, deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), estiveram ao lado do prefeito Cícero Lucena (PP-PB), reeleito em João Pessoa.
Em João Pessoa, Motta minimizou a ligação entre as eleições municipais e o processo de sucessão na Câmara.