Lula nomeia Aloysio Nunes, ex-ministro de FHC e Temer, para cargo em Bruxelas

Aloysio Nunes Ferreira vai comandar a divisão de assuntos estratégicos do escritório da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex) em Bruxelas, na Bélgica

Fábio Matos

Lula recebe o ex-chanceler Aloysio Nunes Ferreira (Foto: Divulgação)

Publicidade

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nomeou o ex-senador e ex-ministro Aloysio Nunes Ferreira (PSDB) para comandar a divisão de assuntos estratégicos do escritório da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex) em Bruxelas, na Bélgica.

A decisão foi sacramentada após uma reunião entre Lula e Aloysio, na segunda-feira (5), no Palácio do Planalto. O presidente da Apex, Jorge Viana (PT), também participou do encontro.

Depois de se reunir com Lula, Aloysio ainda esteve com o vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin (PSB). A Apex é vinculada à pasta comandada pelo ex-tucano.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

Aloysio Nunes, de 78 anos, foi ministro dos governos dos ex-presidentes Fernando Henrique Cardoso (PSDB) e Michel Temer (MDB).

Na gestão tucana, ele ocupou a Secretaria-Geral da Presidência (de 1999 a 2001) e o Ministério da Justiça (entre 2001 e 2002). Já no governo Temer, foi ministro das Relações Exteriores, de 2017 a 2019.

Aloysio também foi deputado estadual, federal e vice-governador de São Paulo. Em 2014, ele foi candidato a vice-presidente da República na chapa encabeçada por Aécio Neves (PSDB), que acabou derrotada por Dilma Rousseff (PT) no segundo turno.

Continua depois da publicidade

O ex-ministro ocupou recentemente a direção da SP Negócios, órgão vinculado à Prefeitura de São Paulo, comandada por Ricardo Nunes (MDB), pré-candidato à reeleição em 2024.

Em nota, a Apex destacou a “vasta bagagem política e expertise em relações exteriores e comércio internacional” de Aloysio. Segundo o órgão, o novo integrante terá, “entre suas missões, consolidar a imagem do Brasil na região”.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Fábio Matos

Jornalista formado pela Cásper Líbero, é pós-graduado em marketing político e propaganda eleitoral pela USP. Trabalhou no site da ESPN, pelo qual foi à China para cobrir a Olimpíada de Pequim, em 2008. Além do InfoMoney, teve passagens por Metrópoles, O Antagonista, iG e Terra, cobrindo política e economia. Como assessor de imprensa, atuou na Câmara dos Deputados e no Ministério da Cultura. É autor dos livros “Dias: a Vida do Maior Jogador do São Paulo nos Anos 1960” e “20 Jogos Eternos do São Paulo”.