AO VIVO Masterclass Primo Rico: aprenda o que você precisa para investir em 2021

Masterclass Primo Rico: aprenda o que você precisa para investir em 2021

Mineração

Lula entra nas negociações de exploração de potássio da Vale na Argentina

Segundo jornal Valor Econômico, governador da província onde está situada operação e ex-presidente conversaram cerca de meia hora sobre projeto suspenso da mineradora no país

SÃO PAULO – O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva entrou nas negociações sobre o destino de exploração de potássio do rio Colorado, na Argentina, que foi suspenso por tempo indeterminado em março pela Vale (VALE3;VALE5), em março, segundo informações do Valor Econômico.

Durante conversa na última quarta-feira, Lula e o governador de Mendonza, Francisco Pérez, província onde fica a exploração de potássio, discutiram o tema por cerca de meia hora.

De acordo com o afirmado por Pérez ao jornal local Diario Uno, Lula não é um mediador, mas pertence à mesma equipe da presidente brasileira Dilma Rousseff. “Nós conversamos na mesma linha das presidentes Dilma e Cristina [Kirchner, da Argentina]”, afirmou, mostrando esperanças de uma possível reativação do projeto e da volta dos 2.900 empregados que trabalhavam na exploração.

O projeto do Rio Colorado estava orçado em US$ 6 bilhões e era o maior empreendimento privado da Argentina. Alegando aumento de custos, a Vale suspendeu os investimentos, o que causou um imbróglio diplomático com o país vizinho. 

O ex-presidente brasileiro participou na noite da última quarta-feira de uma palestra fechada para cerca de 500 executivos, paga pela Telefonica. Segundo o jornal “Mendonza On Line”, ele teria recebido € 180 mil euros para participar do evento.