Lula diz que quer ‘repor’ investimentos no Nordeste sem ‘tirar nada de ninguém’

"Vamos retomar a Transnordestina, é uma estrada que além de importância do ponto de vista econômico tem para mim um valor simbólico", declarou

Estadão Conteúdo

Luiz Inácio Lula da Silva (PT), presidente do Brasil (Foto: Valter Campanato/Agência Brasil)

Publicidade

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, disse nesta quarta-feira (8), que quer “repor” investimentos no Nordeste sem “tirar nada de ninguém”. Ele deu as declarações no Palácio do Planalto em ato para promover uma obra rodoviária em Pernambuco.

Lula, que é pernambucano e tem no Nordeste sua principal base eleitoral, disse que se entristece quando ouve notícias negativas sobre a região.

Mencionou que, nos primeiros séculos do Estado brasileiro, o Nordeste era a região mais rica do País. “Não quero tirar nada de ninguém, eu quero apenas repor [investimentos]“, disse o presidente da República.

Continua depois da publicidade

Segundo ele, o Nordeste foi esquecido “por décadas”.

“Vamos retomar a Transnordestina, é uma estrada que além de importância do ponto de vista econômico tem para mim um valor simbólico”, declarou o presidente.

Ele disse que, no passado, ouviu de Miguel Arraes, ex-governador de Pernambuco, um pedido pela obra.

Continua depois da publicidade

Lula falou em evento para assinatura da ordem de serviço da duplicação da BR-423 (PE) nesta quarta-feira, 8, no Palácio do Planalto.

A obra é no trecho de 43,1 quilômetros entre São Caetano e Lajedo, ambos em Pernambuco. Custará R$ 330,3 milhões, de acordo com o Planalto.

Após a assinatura, o ministro dos Transportes, Renan Filho, disse a Lula fora do microfone: “Ordem de serviço assinada, agora vamos fazer a obra.”

Publicidade

Além de Lula, estavam presentes a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), e os ministros Renan Filho (Transportes), Silvio Costa Filho (Portos e Aeroportos), Luciana Santos (Ciência e Tecnologia), Jorge Messias (Advocacia-Geral da União), Rui Costa (Casa Civil) e André de Paula (Pesca). Também compareceram diversos congressistas de Pernambuco.