Lava Jato pode abrir ação que impediria candidatura de Lula em 2018

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pode ser alvo de ação civil de improbidade administrativa no âmbito da Operação Lava Jato, informa a Folha

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – Segundo informações do jornal Folha de S. Paulo, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pode ser alvo de ação civil de improbidade administrativa no âmbito da Operação Lava Jato. Uma das punições neste caso seria a proibição de disputar eleições; Lula vem afirmando que pode disputar as eleições em 2018.

Na Operação Lava Jato, já estão em curso cinco ações de improbidade com pedidos de decretação de inelegibilidade por até dez anos contra acusados. Lula pode ser acusado nesse tipo de processo se ficar comprovado que empreiteiras envolvidas no esquema de corrupção na Petrobras pagaram custos de obras do sítio frequentado por ele em Atibaia (SP) no final de 2010, quando ainda era presidente, para beneficiá-lo de forma ilegal. 

Porém, em petição ao STF (Supremo Tribunal Federal), os advogados de Lula alegaram que ele só soube da aquisição do imóvel em janeiro de 2011.  

Continua depois da publicidade

InfoMoney faz atualização EXTRAORDINÁRIA na Carteira Recomendada; confira

André Moraes diz o que gostaria de ter aprendido logo que começou na Bolsa

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.