Juiz federal manda suspender nomeação de Moreira Franco como ministro

A oposição contestou a nomeação com o argumento que Temer recriou o ministério e deu a Moreira com a intenção de dar a ele foro privilegiado no Supremo Tribunal Federal

Rodrigo Tolotti

Publicidade

SÃO PAULO – O juiz Eduardo Rocha Penteado, da Justiça Federal do Distrito Federal, determinou, por meio de decisão liminar, a suspensão da nomeação de Moreira Franco para ministro da Secretaria-Geral da Presidência. As informações são do portal G1.

A nomeação foi contestada na Justiça por parlamentares e partidos de oposição, com o argumento que o presidente Michel Temer recriou o ministério e deu a Moreira o cargo de ministro com a intenção de dar a ele foro privilegiado no Supremo Tribunal Federal.

A ação com base na qual o juiz decidiu foi apresentada por três cidadãos na primeira instância da Justiça Federal em Brasília, sob a alegação de “desvio de finalidade” e “ofensa à moralidade”. A decisão ainda pode ser revertida por recurso pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1).

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Também tramitam no Supremo ações com o mesmo teor dos partidos PSOL e Rede contra a nomeação. Moreira Franco estava como secretário-executivo do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI).

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Tópicos relacionados

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.