Ipespe: Lula tem 49% no segundo turno, e Bolsonaro, 43%; cenário configura empate técnico

Levantamento foi realizado nos dias 17 e 18 de outubro, portanto depois do primeiro debate entre os candidatos no segundo turno

Marcos Mortari

Publicidade

Na primeira pesquisa de intenção de voto com 100% das entrevistas realizadas após o debate entre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente Jair Bolsonaro (PL) do último domingo (16), a disputa pelo Palácio do Planalto está em cenário de empate técnico entre os candidatos.

Levantamento realizado pelo Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe) em parceria com a Associação Brasileira de Pesquisadores Eleitorais (Abrapel), entre os dias 17 e 18 de outubro, mostra que Lula tem 49% das intenções de voto totais, e Bolsonaro, 43%, em cenário estimulado (quando os nomes dos candidatos são apresentados ao eleitor).

Já eleitores que declararam votar em branco ou nulo somam 6% dos entrevistados, ao passo que 2% não souberam ou preferiram não responder. A pesquisa foi divulgada na tarde desta terça-feira (18) e está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-06307/2022.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

A distância, de 6 pontos percentuais, está no limite da margem de erro dos candidatos, de 3 p.p. para cima ou para baixo − que indica que Lula pode ter entre 46% e 52% e Bolsonaro, de 40% a 46%. Em relação ao levantamento da semana passada, o petista oscilou negativamente 1 p.p., enquanto o atual presidente ficou estável.

A pesquisa mostra que Lula vai melhor entre as mulheres (55% a 36%), com idades de 16 a 34 anos (51% a 43%) e de 35 a 59 anos (48% a 43%), nível de escolaridade até o Ensino Fundamental (61% a 32%), renda familiar mensal até 2 salários mínimos (60% a 32%), da região Nordeste (65% a 29%) e com religião católica (55% a 37%).

Já Bolsonaro lidera entre homens (52% a 42%), com Ensino Médio (50% a 41%) e Ensino Superior (52% a 40%), renda de 2 a 5 salários mínimos mensais (54% a 38%) e mais de 5 salários mínimos (50% a 43%), das regiões Norte/Centro-Oeste (49% a 43%), Sudeste (46% a 44%) e Sul (56% a 38%), e com religião evangélica (60% a 33%).

Continua depois da publicidade

Considerando apenas intenções de voto válidas (ou seja, excluindo indicações de voto em branco ou nulos e eleitores indecisos), Lula tem 53%, enquanto Bolsonaro aparece com 47%. A distância era de 8 pontos percentuais uma semana atrás. Se confirmados em 30 de outubro, os números indicam um salto de 4,57 pontos percentuais para o ex-presidente e de 3,8 p.p. para o candidato à reeleição.

Dado que a abstenção é um fenômeno de muito difícil previsão e muitas vezes decisivo em eleições (sobretudo em pleitos muito acirrados), o Ipespe também divulgou o cenário entre o grupo de 78% do eleitorado que declarou ter “muito” ou “algum interesse” na eleição, excluindo os que não indicaram voto em nenhum dos dois candidatos. Neste caso, Lula tem 52% e Bolsonaro, 48%.

Na pesquisa espontânea (quando os nomes dos candidatos não são apresentados aos eleitores), a vantagem numérica de Lula sobre Bolsonaro é de 46% a 42%. Neste recorte, os “não votos” somam 12% dos entrevistados.

O saldo do debate

O levantamento também ouviu a opinião dos eleitores sobre o primeiro debate entre os candidatos no segundo turno, realizado por um pool de veículos de imprensa formado por TV Bandeirantes, TV Cultura, Folha de S.Paulo e UOL.

Ao todo, 46% dos entrevistados assistiram todo o evento ou em parte. Entre este grupo, 57% manifestam voto em Bolsonaro, e 40% em Lula. Outros 21% não assistiram o debate, mas ouviram falar. Neste grupo, Lula tem o apoio de 23%, e Bolsonaro, de 18%. Já os 33% restantes não assistiram nem ouviram falar do evento. Neste segmento, Lula tem vantagem sobre Bolsonaro: 37% a 25%.

Entre os que assistiram ou ouviram falar do debate, 42% acham que Bolsonaro foi melhor. Outros 41% indicaram Lula, ao passo que 10% disseram que nenhum dos dois se saiu bem e 7% não responderam. A pesquisa também capturou o impacto do debate sobre a percepção em relação aos dois candidatos. Ao todo, 27% dizem que a impressão sobre Bolsonaro melhorou, contra 26% no caso de Lula.

Entre os eleitores que não declaram voto em nenhum dos candidatos, Bolsonaro melhorou a imagem entre 11% dos que indicam votar em branco e nulo e 0% entre os que não responderam, e piorou para 14% do primeiro grupo e 9% do segundo. Já Lula melhorou sua imagem para 29% dos que indicam voto em branco e nulo, e 9% dos que não responderam, e piorou para 0% dos dois grupos.

O Ipespe realizou 1.100 entrevistas telefônicas com eleitores de todas as regiões do país. O intervalo de confiança da pesquisa é de 95,45% − o que significa que, se o levantamento tivesse sido feito mais de uma vez exatamente sob as mesmas condições e no mesmo período, esta seria a probabilidade de o resultado se repetir dentro da margem de erro, de 3 p.p..

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Marcos Mortari

Responsável pela cobertura de política do InfoMoney, coordena o levantamento Barômetro do Poder, apresenta o programa Conexão Brasília e o podcast Frequência Política.