Ibope: Dilma amplia vantagem no 1º turno, mas empate segue no 2º turno

Marina perdeu pontos em relação à última pesquisa, enquanto Aécio, que tinha registrado alta de 4 pontos na última semana, estagnou em 19%

Rodrigo Tolotti

Publicidade

SÃO PAULO – Pesquisa Ibope divulgada nesta terça-feira (23) mostrou que Dilma Rousseff (PT) segue ganhando força no primeiro turno, e agora subiu de 36% para 38% das intenções de voto. Enquanto isso, Marina Silva (PSB) caiu mais um ponto, passando de 30% para 29%. Em terceiro, segue Aécio Neves (PSDB), que parou de subir e se manteve com 19%.

Entre os candidatos “nanicos”, o Pasto Everaldo (PSC) foi o único que conseguiu atingir 1% das intenções, enquanto todos os outros candidatos, juntos, atingiram 2% dos votos. Ainda tiveram 5% dos eleitores que se disseram indecisos, enquanto outros 7% disseram votar branco ou nulo.

Em um eventual segundo turno, o empate entre as duas candidatas continua, com Marina e Dilma empatadas com 41% dos votos cada uma. No levantamente anterior, Marina aparecia na frente com 43%, contra 40% da petista. Caso a disputa seja ente Dilma e Aécio, a atual presidente venceria por 46% a 35% do tucano.

Continua depois da publicidade

O resultado da pesquisa acaba sendo frustrante para Aécio, que na última pesquisa tinha registrado uma alta de 4 pontos nas intenções. Enquanto isso, Dilma conseguiu recuperar 2 pontos após ter caído 3 pontos na última pesquisa. O Ibope ouviu 3.010 eleitores em 296 municípios entre os dias 20 e 22 de setembro, com uma margem de erro de 2 pontos percentuais.

Avaliação do governo e rejeição
Indagado sobre a avaliação do governo de Dilma, o eleitorado que considera a gestão ótima ou boa passou de 37% para 39%, enquanto os que consideram a administração regular permaneceram em 33%, mesmo patamar da leitura anterior. A avaliação ruim ou péssima da gestão petista foi atribuída por 28% dos eleitores.

O total de eleitores que rejeitam a presidente diminuiu ligeiramente na última pesquisa do Ibope. O índice de rejeição de Dilma caiu de 32% para 31%. Por outro lado, a rejeição à candidata do PSB subiu para 17%, de 14% na leitura anterior. A rejeição ao presidenciável tucano permaneceu em 19%.

Continua depois da publicidade

Maior potencial de voto ainda é de Marina
O potencial de voto – que considera os eleitores que dizem que votariam em um candidato com certeza ou que poderiam votar nele – de Marina foi o único a cair entre os principais presidenciáveis, mas ainda assim continua sendo o mais expressivo. O potencial de voto da pessebista caiu para 61%, de 65% na semana passada.

Em contrapartida, o potencial de voto de Dilma oscilou de 52% para 54%, enquanto o de Aécio passou para 55%, de 53%.

Mais de metade dos eleitores veem Dilma como favorita
O levantamento ainda mostrou que 52% do eleitorado vê Dilma como favorita para vencer as eleições em outubro. No levantamento anterior, eram 51%.

Continua depois da publicidade

No total, 26% dos eleitores acreditam que Marina será a próxima presidente da república, ante 27% na mostra anterior. Para 9%, Aécio é favorito neste pleito – na pesquisa anterior, eram 10%.

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.