Haddad viaja à Europa e coloca em dúvida avanço de pacote de corte de gastos

Mercado vem pressionando por mais informações, mas ministro afirmou que uma semana a mais de espera não prejudicaria o plano

Equipe InfoMoney

Publicidade

Mesmo com a crescente pressão do mercado por mais informações a respeito da revisão de gastos, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, deve se ausentar na próxima semana. Segundo reportagem da Folha de S. Paulo, Haddad viaja à Europa na segunda-feira (4) e só deve retornar ao Brasil na madrugada de sábado (9).

A ausência de Haddad já havia sido sinalizada pelo ministro. Na última quarta-feira (30), o ministro afirmou que uma semana a mais não prejudicaria a revisão e, pelo contrário, permitiria melhorar a qualidade do trabalho.

A viagem de Haddad ocorre em um momento de discussões sobre a agenda de corte de gastos, que a equipe econômica prometeu definir após as eleições municipais. Nesta semana, o ministro confirmou que as medidas precisarão ser aprovadas por meio de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC), mas não deu detalhes sobre as medidas nem especificou quando serão anunciadas.

O mercado aguarda um pacote de corte de gastos significativo, que permita acomodar o aumento das despesas obrigatórias e tornar o novo arcabouço fiscal sustentável.