Economista

Guru de Dilma e um dos pais do Plano Cruzado, Luiz Belluzzo lança novo livro

Para ele, a crise atual indica que o mundo pode estar passando por uma "grande transformação" no campo econômico

arrow_forwardMais sobre
Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – Um dos mais influentes economistas brasileiros, Luiz Gonzaga Belluzzo, acaba de lançar um novo livro: O Capital e Suas Metamorfoses, para tratar da financeirização da economia nos últimos anos. Belluzzo é conhecido por ser um dos principais gurus da presidente Dilma Rousseff e um dos pais do Plano Cruzado – malogrado plano para acabar com a inflação através do congelamento de preços. 

Para ele, a crise atual indica que o mundo pode estar passando por uma “grande transformação” no campo econômico. Ao contrário do que ele gostaria, a sua percepção é que a economia estaria tratando de libertar-se dos “grilhões da sociedade”, tese bem explicitada no livro, lançado pela Editora Unesp.

Belluzzo desenha uma perspectiva sombria – onde a vida humana é basicamente uma mera relação de troca. Todavia, Belluzzo também sinaliza para uma saída, embora acredite que isso ainda tenha de aparecer em uma situação intolerável para a maioria das pessoas. Para ele, todos os cenários brotam do capitalismo contemporâneo. 

Aprenda a investir na bolsa

Para conseguir ter uma compreensão melhor do capital e de suas mudanças, Belluzzo recorre a dois famosos autores do passado: Karl Marx e John Maynard Keynes. Belluzzo então demonstra a proximidade de pensamento tanto do comunista alemão quanto do britânico que salvou o capitalismo da crise de 1929.

O autor de “O Capital e suas Metamorfoses” também leva em conta os movimentos sociais contestatórios. Dessa forma, Belluzzo monta um panorama sobre questões da economia do mundo mundo moderno. Ele também dialoga com a visão propagada por Marx sobre o caráter despótico do capitalismo.