Grupo de procuradores do MPF preparam novo inquérito contra Lula

A suspeita ganhou força após Lula confirmar, em depoimento a Sérgio Moro na semana passada, ter se reunido com três alvos da Lava Jato em 2014, quando as investigações já tinham sido deflagradas

Paula Barra

Publicidade

SÃO PAULO – Um novo inquérito contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva está sendo preparado pelo grupo de procuradores do MPF (Ministério Público Federal) que conduz as investigações da Operação Lava Jato. A acusação é de obstrução à Justiça por conta do pedido para destruir provas. O petista é réu em cinco ações penais, duas delas abertas pelo juiz federal Sérgio Moro. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo. 

A suspeita ganhou força após Lula confirmar, em depoimento a Sérgio Moro na semana passada, ter se reunido com três alvos da Lava Jato, sendo um deles delator e outros dois em negociação de acordo, em 2014, quando as investigações já tinham sido deflagradas. 

Dois deles, o ex-presidente da OAS Léo Pinheiro e o ex-diretor de serviços da Petrobras Renato Duque, já tinham afirmado em depoimento que Lula teria pedido que destruíssem provas do esquema de corrupção da Petrobras.