Greve dos caminhoneiros acende sinal de alerta para risco populista nas eleições

Para Rafael Cortez, atual paralisação fez mundo político reviver temores de cinco anos atrás

Marcos Mortari

Publicidade

SÃO PAULO – O governo deu sinais de preocupação com uma possível repetição da onda de manifestações populares que se alastrou pelo país há quase cinco anos com a atual paralisação dos caminhoneiros, que acaba de entrar em sua segunda semana. Essa é a leitura que faz analista político Rafael Cortez, da Tendências Consultoria, autor do Mapa Político, conteúdo semanal de análise disponível na Loja de Relatórios do InfoMoney. O especialista esteve no programa Conexão Brasília da última sexta-feira (assista a íntegra pelo vídeo acima)

“Os desdobramentos foram em cadeias, em diferentes partes do território nacional. Por qualquer critério que a gente julgue, foi um movimento de impacto político muito relevante, e aí o fantasma de 2013 apareceu. Em um ano eleitoral, de novo uma potencial onda de manifestações poderia arranhar ainda mais o governo em um momento em que ele já é muito frágil”, afirmou durante o programa.

O especialista chama atenção para uma descoordenação da base aliada em função da aproximação do calendário eleitoral e o baixíssimo nível de popularidade do presidente Michel Temer. “Os líderes do Congresso não querem dar suporte a um governo que é mal avaliado em um ano eleitoral. Há um oportunismo por boa parte das ações destes líderes tentando, de alguma maneira, ou minimizar o estrago decorrente desta imagem ou eventualmente conseguir sinalizar alguma bandeira pensando no discurso eleitoral”, diagnosticou.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Quer saber mais sobre o cenário político e como se aproveitar dele? Conheça o Mapa Político

Para Cortez, o atual contexto político faz com que antigas preocupações do mercado voltem a ganhar força. A fragilidade do atual governo instiga investidores a voltarem a dar peso ainda maior ao risco de deterioração fiscal. “Mesmo a política econômica, que parecia protegida das incertezas políticas, está sob risco, sobretudo nas duas pernas principais que o governo sinalizava ao mercado e aos agentes econômicos que eram pilares centrais de sua administração: a fiscal e a regulatória. O mercado tinha comprado que estava protegido, mas isso passa a entrar no jogo”.

No caso específico da nova rodada de concessões aos caminhoneiros para tentar pôr fim à greve, o que se observa é maior gasto do governo com subsídios, o que naturalmente retroalimenta a preocupação fiscal, gerando desconfiança dos agentes econômicos. A tendência é de maior volatilidade cambial durante o período eleitoral com a inclusão de mais este fator de instabilidade. Enquanto os pré-candidatos ainda se preparam para a corrida, nota-se maior questionamento em torno da atual gestão da Petrobras pela classe política — não apenas opositores, mas membros da base aliada até pouco tempo atrás.

Continua depois da publicidade

“A crise agora ataca talvez o único pilar que poderia legitimar um projeto presidencial de dentro da base do governo, sobretudo do MDB, que é a questão da normalização econômica. Todo esse conflito com relação ao combustível nos remonta ao passado, à escassez, à luta por bens, à greve paralisando o país. Não é o tipo de agenda de quem quer vender continuidade”, observou o analista político. Nesse sentido, pode crescer ainda mais a dificuldade para candidatos pró-reformas econômicas ortodoxas no xadrez eleitoral.

Na avaliação de Cortez, episódios como este da greve dos caminhoneiros amplia o potencial eleitoral de discursos populistas à direita e à esquerda, o que pode elevar o ambiente de riscos para o mercado.

Quer saber mais sobre o cenário político e como se aproveitar dele? Conheça o Mapa Político

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Tópicos relacionados

Marcos Mortari

Responsável pela cobertura de política do InfoMoney, coordena o levantamento Barômetro do Poder, apresenta o programa Conexão Brasília e o podcast Frequência Política.