Graça Foster teria atuado no processo de construção de gasoduto suspeito, aponta jornal

Documento assinado pela presidente da Petrobras mostra que ela teria levado à diretoria executiva a proposta de aprovação de parcerias para a Transportadora Gasene

Marcello Ribeiro Silva

Publicidade

SÃO PAULO – A presidente da Petrobras, Graça Foster, teria atuado no processo de construção da rede de gasodutos Gasene, que, de acordo com auditoria sigilosa do Tribunal de Contas da União (TCU) teve superfaturamento de mais de 1.800% em um de seus principais trechos, apontou o jornal O Globo. 

Documento assinado pela presidente da Petrobras em 2007, quando ela atuava como diretora de gás e energia, mostra que ela teria levado à diretoria executiva a proposta de aprovação de parcerias para a Transportadora Gasene.

De acordo com a publicação, constam duas informações que demonstram que a empresa era controlada pela estatal. Nas páginas 4 e 5, explicita-se que a Petrobras agia “em nome e por conta da Transportadora Gasene”. Nas últimas duas páginas é proposta a emissão de três cartas de atividade permitida à gestão da transportadora, forma adotada pela estatal para exercer o comando do negócio.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Chancelado pela atual presidente, o documento indica que a Petrobras comandava diretamente todas as principais ações da Sociedade de Propósito Específico (SPE), que era responsável pela gestão do negócio e que a companhia teria feito as negociações com a Sinopec por meio de uma comissão integrada por gerentes.

Ainda no documento, afirma-se que a comissão negociou com a Sinopec “em nome e por conta da Transportadora Gasene, visando à contratação dos serviços de engenharia, gerenciamento, suprimento e construção para a implementação do gasoduto Cacimbas-Catu”.

Além disso, cartas de atividade instruíram o presidente da Gasene a assinar contratos com a Sinopec no valor de R$ 1,9 bilhão, tanto para gerenciar o projeto quanto para construir parte dos dutos, e a assinar contrato de repasse junto ao BNDES, no valor de US$ 750 milhões, montante oriundo da parceria com o banco chinês.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.