Governo liga sinal de alerta com temor de que protestos se espalhem pelo Brasil

Governo monitora ações em meio a protestos no Rio de Janeiro e invasão do Plenário da Câmara em Brasília

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – O governo de Michel Temer está com um grande receio de que protestos se espalhem pelo Brasil neste fim de ano, informa a Folha de S. Paulo. O temor aumentou ainda mais em meio à tensão no Rio de Janeiro e em Brasília, com protestos à frente da Assembleia Legislativa e invasão do plenário da Câmara dos Deputados.

O governo monitorou o desenrolar das ações dos manifestantes; a ordem é acompanhar e monitorar os eventos para determinar algum tipo de ação se for necessário.

Segundo o jornal, no caso da Câmara dos Deputados, a avaliação é de que se trata de um movimento organizado por grupos radicais de direita e que não será admitido, principalmente por defender uma intervenção militar no país. Na tarde de ontem, Temer criticou a invasão do Plenário e disse que atitudes como essa devem ser “combatidas à luz da lei, em defesa da garantia de integridade de cada uma das instituições de Estado”.

Continua depois da publicidade

Em relação ao Rio, o governo Temer já colocou à disposição do governador Luiz Fernando Pezão (PMDB-RJ) homens da Força Nacional e do Exército para ajudar na segurança estadual, principalmente nos locais próximos às manifestações. Ele ainda orientou sua equipe a encontrar medidas para dar um alívio de caixa não só ao Rio, mas também a outros Estados, para evitar um atraso generalizado do pagamento do 13º salário. Caso isso aconteça, o Planalto teme que os protestos que estão ocorrendo hoje no Rio se repitam em outros Estados, gerando um clima de tensão social em dezembro.

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.