Brasil em três números

FT destaca os 3 números que definem o Brasil – e eles são surpreendentes

Número de pequenos cachorros, de partidos e percentual de água doce são destacados pelo correspondente do jornal britânico no Brasil

SÃO PAULO – Se você pudesse definir o Brasil, um País de mais de 200 milhões de habitantes, em três números, quais seriam eles? Joe Leahy, o correspondente-chefe do Financial Times no Brasil, baseado em São Paulo, fez este desafio em vídeo de 2 minutos e 20 segundos para o jornal britânico. 

Os números para resumir o País foram curiosos, como o número de pequenos cachorros que existem nas casas brasileiras, o número de partidos que existem no Brasil e a quantidade de água potável. 

Confira os números destacados pelo Joe Leahy que, segundo ele, resumem o Brasil: 

PUBLICIDADE

1 – 32 milhões de pequenos cachorros
Este é o número de cachorros pequenos que vivem nas casas brasileiros, número maior do que em qualquer outro lugar do mundo. Leahy ressalta que este é um jeito estranho de olhar para o País, mas o número de pequenos cachorros costuma estar associado a três coisas: riqueza (no vídeo, a socialite Paris Hilton aparece ao fundo com um cachorrinho), envelhecimento da população (até 2050, a população idosa deve triplicar no País) e aumento da classe média (ele relaciona ao aumento das vendas de havaianas pelos brasileiros, que triplicou entre 2006 e 2014, ano anterior à eclosão da crise econômica nacional). 

2. 35 partidos 
Este é o número de partidos que existe no Brasil, destaca o vídeo do FT, que traz a imagem do então deputado e agora ministro das Cidades Bruno Araújo (PSDB-PE) no emblemático voto do impeachment em 17 de abril. “Muitos analistas avaliam que um sistema com muitos partidos encoraja a corrupção naturalmente. O PT ficou mais de uma década no poder, enquanto países com sistemas bipartidiários, como Reino Unido e EUA, revezaram-se no poder”.

3. 1/8 da água doce mundial
Em terceiro e último lugar, Leahy destaca que 1/8 – ou 12,5% – da água doce mundial está no Brasil, e 70% da energia brasileira é proveniente de hidrelétricas, sendo que boa parte das nossas reservas estão na Amazônia. Esses dados ajudam a provar como o Brasil é uma potência agrícola, mas isso não significa dizer que o País não tem problemas nesta área. O jornalista destaca a crise hídrica que acometeu São Paulo e afirma:
“talvez os pequenos cachorros estejam tomando muita água”.