Fatores políticos e econômicos ampliam bandas cambiais da moeda chinesa

Para Danske e Société Générale, transição política no país e eleições dos EUA estimularão a flexibilidade na taxa de câmbio

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – A decisão da China ampliar a faixa de oscilação do yuan frente ao dólar, de 0,5% para 1%, foi vista como um pequeno mas importante gesto para tornar as taxas de câmbio flexíveis, afirmam o Danske Bank e o Société Générale. O governo chinês sempre adotou o regime de fixação da taxa de câmbio, de modo a manter a moeda corrente do país artificialmente desvalorizada frente à moeda norte-americana e estimular as exportações.

Entretanto, o analista do Danske Bank, Flemming Nielsen, ressalta que, com a transição de liderança na China e com as eleições presidenciais nos EUA no final do ano, a China permitirá uma apreciação da moeda para evitar que esse assunto vire uma discussão política nesse ano, afirma o analista. 

Já se esperava uma flexibilização das bandas cambiais do yuan este ano, avalia o analista do banco dinamarquês. “A mensagem principal é de que a volatilidade entre o dólar e a moeda chinesa irá aumentar, o que já era visto como natural diante do comportamento do banco chinês nos últimos meses”, afirma Nielsen. 

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Ambiente mais calmo para mudança
A analista do Société Générale, Wei Yao, ressalta que o ambiente mais calmo nos meses recentes, comparado ao turbulento ano de 2011, ofereceu uma boa oportunidade para o aumento das bandas cambiais. “Economicamente falando, essa mudança levará à maior flexibilidade na taxa de câmbio; politicamente falando, ela provavelmente melhorará as relações da China com seus parceiros comerciais, especialmente em ano de eleições norte-americanas”, avalia a analista do banco francês.

O Société Générale afirma ainda que a China tem claramente acelerado o passo para a abertura ao capital externo e à convertibilidade do capital corrente nos últimos meses. Esses passos não são menos importantes que o aumento das bandas cambiais.

Wei ressalta ainda que, após o aumento da banda cambial, há mais motivos para se pensar em alguma depreciação modesta do yuan frente ao dólar no curto prazo, devido à expectativa de desaceleração na economia do país e na menor aversão ao risco global. Entretanto, a analista ainda vê espaço para apreciação do yuan frente ao dólar no segundo semestre desse ano. 

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.