Fachin pode decidir futuro de Lula nas eleições

O ministro também pode considerar que não se trata de fato correlato ao processo criminal e afastar sua competência para julgá-lo

Weruska Goeking

Publicidade

SÃO PAULO – O futuro da candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) será decidido no STF (Supremo Tribunal Federal) pelo ministro Edson Fachin, informa o site da Veja. A defesa do petista protocolou na noite de terça-feira (4) um pedido para conseguir disputar as eleições com base em uma liminar do Comitê de Direitos Humanos da ONU (Organização das Nações Unidas), que afirma que o petista deve ter todos os direitos políticos garantidos.

Na sessão do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) que negou o registro de candidatura de Lula, o ministro Fachin foi o único ministro a concordar com a defesa do petista de que a liminar do Comitê da ONU tem validade no Brasil. Fachin fará a análise pois é o relator da Lava Jato no STF, uma vez que o pedido foi feito dentro do processo criminal do petista.

A defesa do ex-presidente pede que o pedido seja colocado em pauta na 2ª Turma do STF, formada também pelos ministros Celso de Mello, Dias Toffoli, Gilmar Mendes e Ricardo Lewandowski, mas admite a possibilidade de que Fachin decida sozinho sobre a questão “ante a urgência demonstrada”.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

 Ao receber o pedido, o ministro também pode considerar que não se trata de fato correlato ao processo criminal e afastar sua competência para julgá-lo. Nesse caso, o pedido seria sorteado entre os demais magistrados da Corte.

Quer proteger seus investimentos das incertezas das eleições? Clique aqui e abra sua conta na XP Investimentos

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.