Estrangeiros estão tão otimistas com Dilma quanto com Putin, mostra pesquisa

Investidores questionados se estão otimistas ou pessimistas com as políticas de líderes mundiais mostraram dúvida sobre o desempenho de Dilma, com 38% dos entrevistados não sabendo responder

Rodrigo Tolotti

Publicidade

SÃO PAULO – Não é só no Brasil que a imagem de Dilma Rousseff está desgastada. Em meio a um rali da Bolsa que já dura dois meses e impulsionado pelas quedas da presidente nas pesquisas eleitorais, uma pesquisa publicada na revista Bloomberg Markets mostrou que Dilma também não é muito bem vista pelos investidores estrangeiros. Dentre 8 líderes políticos mundiais, Dilma registrou o terceiro pior resultado de aprovação.

A pesquisa, realizada entre 22 e 24 de abril  com 594 pessoas, é realizada trimestralmente desde 2009 pela Bloomberg. Entre os entrevistados estão analistas, banqueiros e gestores. Questionados se estão otimistas ou pessimistas sobre como as políticas de líderes afetam o clima de investimentos, apenas 17% se mostraram animados com o desempenho de Dilma, valor próximo dos 15% de pessoas otimistas com Vladimir Putin, presidente da Rússia envolvido nas disputas e confrontos que ocorrem na Ucrânia e criando uma tensão política com o resto da Europa e os EUA.

Vale destacar o alto percentual de pessoas que responderam “não sei” para esta questão, que atingiu 38% no caso de Dilma, o maior dentre os 8 líderes – o segundo colocado foi Xi Jinping, presidente da China, que atingiu 25%. Apesar do baixo índice de aprovação, quando a resposta é “pessimista”, Dilma ficou apenas com o quarto pior desempenho, com 45%. Na frente dela ficaram, na ordem: Vladimir Putin (75%), François Hollande – presidente da França – com 69% e Barack Obama (49%).

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Enquanto isso, com os maiores níveis de aprovação ficaram a chanceler alemã, Angela Merkel, o primeiro-ministro inglês, David Cameron e o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, com percentuais de 76%, 60% e 54%, respectivamente.

Veja o resultado da pesquisa para a pergunta “você está otimista ou pessimista em como as políticas destes líderes afeta o clima dos investimentos?”:

Líder (País) Otimista Pessimista Não sabe
Angela Merkel (Alemanha) 76% 13% 11%
David Cameron (Reino Unido) 60% 18% 22%
Shinzo Abe (Japão) 54% 28% 18%
Xi Jinping (China) 49% 26% 25%
Barack Obama (EUA) 37% 49% 14%
Dilma Rousseff (Brasil) 17% 45% 38%
Vladimir Putin (Rússia) 15% 75% 10%
François Hollande (França) 11% 69% 20%
*fonte: Bloomberg Markets

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.